[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Voltado para a produção audiovisual sergipana, o programa ‘Olha Aí’ deste sábado, 21, adentra no complexo universo dos ‘filmes B’ para mostrar aos telespectadores da Aperipê TV como aconteceu a evolução das realizações de baixo orçamento. Para ilustrar  o contexto de produção desses filmes, o ‘Olha Aí’ exibe, a partir das 20h30, quatro curtas-metragens sergipanos: ‘Facada’, de Igor Chagas; ‘Vida Bandida’, produzido pelos alunos do curso de Design Gráfico da Universidade Tiradentes (Unit); ‘Sequestraram Adelardo’, de Robério Xiquita; e ‘O Preço’, realizado pelos alunos de uma oficina do professor Robério Xiquita.

O termo ‘filmes B’ é utilizado para se referir às produções comerciais de baixo orçamento, encenados com atores pouco conhecidos e que tratam de temas nada convencionais, como as ficções científicas, os faroestes, filmes de terror e as séries cômicas, “de selva”, românticas e médicas. Apesar disso, os que sabem apreciar esse tipo de filme afirmam que os orçamentos mais limitados e a menor ingerência dos estúdios ajudam a criar uma energia original e criativa não encontrada em superproduções.

Para mostrar como o baixo orçamento cinematográfico funciona em Sergipe, o ‘Olha Aí’ apresenta o realizador Robério Xiquita. Na cidade de Itabaiana, interior de estado, Robério produziu, sozinho, a série ‘Sequestraram Adelardo’, inspirada numa história em quadrinhos sobre o já falecido locutor de rádio Adelardo, do famoso programa de rock Sabotage, veiculado por uma rádio FM do município.

Além dessa, outra produção de Robério será exibida. ‘O Preço’ é resultado de uma oficina de cinema realizada pelo sergipano no Colégio Alternativo, em Itabaiana. Entre os meses de maio e setembro de 2008, os alunos puderam ter contato com todas as fases de produção cinematográfica, orientados pelo professor Robério Santos, mais conhecido como Robério Xiquita. Outros dois curtas foram produzidos pelos alunos da oficina e estão disponíveis no site de compartilhamento de vídeos Youtube.

Já ‘Vida Bandida’ foi um trabalho de vídeo realizado pelos alunos do curso de Design Gráfico da Unit para a disciplina Produção de Vídeo. O enredo do filme gira em torno de  um confronto entre policiais e traficantes, e contém elementos de ‘filmes B’, como o baixo orçamento e os traços estéticos característicos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.