Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar avalia hospital de Lagarto
Com o objetivo de aprimorar o atendimento e promover a busca contínua por qualidade no serviço de saúde em Sergipe, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), firmaram parceria com o Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag) para consultoria, avaliação e delimitação de processos que norteiem a excelência no serviço oferecido ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado.
Na terça-feira, 12, o Hospital Regional de Lagarto Monsenhor Carvalho Daltro recebeu a visita de membros do programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). O CQH atua através de ferramentas baseadas no modelo de gestão da Fundação Nacional da Qualidade que consideram em sua avaliação: perfil, liderança, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados como critérios de excelência.
O hospital foi a terceira unidade da FHS a receber a visita do CQH.“ Foi desenvolvido um roteiro com perguntas específicas de cada critério que irá nortear as instituições no comprimento das metas a serem alcançadas por cada unidade ”, explicou a avaliadora do CQH, Telma Attizani.
Visita
A visita se dividiu em três etapas: avaliação da documentação e reunião com o comitê formado por coordenadores e gestores da unidade, no período da manhã, para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do hospital e visita aos setores para averiguação do que foi exposto no relatório respondido, anteriormente, pelos gestores, no turno da tarde. “Nós fizemos uma auto-avaliação através do questionário do CQH, que foi validada pelo comitê e discutida com o consultor da Cealag e preparamos os documentos a serem avaliados”, esclareceu a superintendente do Hospital de Lagarto, Cristiane Carvalho.
Segundo o diretor-geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Emanuel Messias, a visita do CQH resultará em ações que melhorarão a assistência hospitalar. “Será entregue um relatório daqui a 15 dias e a partir daí a unidade elaborará um plano de ação com base no que foi avaliado, priorizando sempre a melhoria na assistência à população”, afirmou.
De acordo com o consultor da Cealag, Giovanni di Sarno, os resultados obtidos após a visita serão trabalhados com os gestores a partir de um relatório apresentado e que deverá ser encarado como um guia a ser seguido. “Com esse diagnóstico vamos melhorar a gestão, através do planejamento estratégico, desenvolvimento do conjunto de indicadores que mensure o trabalho desempenhado e interferências, visando aprimorar os processos principais”.
O consultor explicou ainda que o processo para construção do modelo de gestão da qualidade vai ser monitorado durante dois anos pelo CQH. “O CQH está aqui para apontar através do relatório o que deve ser melhorado, permitindo que transformemos pontos fracos em pontos fortes e ameaças em oportunidades. Nosso objetivo maior, não é meramente um exercício de gestão e sim o de atender melhor o usuário. Isso não acontece de um dia para o outro, mas exige o compromisso, a solidariedade e a transpiração de todos em busca de resultados”.
Para o secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana, esta é uma oportunidade ímpar para construção de um modelo inovador com foco no usuário. “Buscamos o CQH porque há uma preocupação da atual gestão com uma certificação para mensurar a qualidade do serviço prestado. O nosso foco será sempre a busca por um atendimento qualificado e humanizado para a população”, disse.
A superintendente do Hospital Regional de Lagarto vê este desafio como parte de um plano maior característico da atual gestão. “A expectativa é grande de mudar a qualidade do atendimento hospitalar no Estado, amadurecer a equipe e fazer o SUS dar certo. Essa gestão acredita que é possível fazer diferente, melhorar a qualidade e mostrar na prática melhores resultados no atendimento ao usuário”, enfatizou Cristiane.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar avalia hospital de Lagarto – Foto: Mario Sousa