[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O sonho de cidadania de várias pessoas será concretizado na tarde de amanhã, 19, a partir das 16h30, no Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (CEMARH), localizado no bairro Siqueira Campos. Na ocasião, o Programa Brasil Alfabetizado concederá o diploma de conclusão das atividades de alfabetização e pleno letramento das turmas da terceira fase do programa, desenvolvido em Aracaju, cujas aulas foram iniciadas em 2004 e concluídas no início deste ano.

Além da secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, estarão presentes no evento a responsável pela Direção de Ensino da Semed (Densi), Rosangela Cruz, a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado em Aracaju, Lenise Oliveira, a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Isabel Cristina Santos da Silva. Outros diretores da Semed, o superintendente do Banco do Brasil em Sergipe, Everton Teixeira, e o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, também participarão da solenidade.

O compromisso da administração municipal em erradicar o analfabetismo em Aracaju foi confirmado com o sucesso que vem obtendo o Programa Brasil Alfabetizado, criado pelo Governo Federal e desenvolvido em parceria com o Banco do Brasil e a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Em Aracaju, a meta final estabelecida pelos articuladores do projeto, que utiliza a metodologia educacional de Paulo Freire e Emília Ferreira, é alfabetizar 10 mil pessoas, com idade acima de 15 anos, distribuídas em todos os bairros da capital.

Após a formatura, os novos cidadãos serão encaminhados ao sistema regular de ensino municipal através do Programa de Aceleração de Jovens e Adultos (Paeja), desenvolvido em parceria com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização de Aracaju (Emurb) e a Secretaria Municipal de Planejamento de Aracaju (Seplan). Segundo a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado em Aracaju, Lenise Oliveira, o encaminhamento foi realizado pelos professores assim que obtiveram a aprovação de suas turmas.

De acordo com a responsável pela Densi, Rosangela Cruz, um dos pontos mais importantes que devem ser salientados é que a rede municipal está preparada para absorver os alunos formados. “Essas pessoas que irão receber o certificado estão preparadas para o sistema formal de ensino da rede pública, e a rede municipal, com programas de suplência, disponibiliza atendimento para a continuidade da educação formal através do PAEJA, que equivale o ensino da 1ª à 4ª série”, declarou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.