Programa Balde Cheio recebe estudantes do IFS
Na última terça-feira, 5, o perímetro Jabiberi, que tem irrigação e assistência técnica da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), recebeu a 3° etapa do projeto ‘Balde cheio’. Localizado no município de Tobias Barreto, a unidade exemplar do produtor Pedro Vidal, dá continuidade ao trabalho que mudou a sua vida: a pecuária leiteira. Hoje, ele produz 240 litros de leite por dia, sendo que antes do programa sua média era de 20 litros diários. Pedro, que foi funcionário de fazenda, agora é quem dá as ordens, e conta que já recebeu proposta de compra de apenas um bezerro pelo valor de 5 mil reais.
O zootécnico e consultor do Sebrae/AL, José Sidnei, que acompanhou todo o processo de Pedro, relata a importância de iniciativas como essa: “Aqui é a sala de aula onde o produtor pode errar para nós, técnicos, ajustarmos. Num processo de evolução visível, quando eu vim a primeira vez na propriedade dele, há quase 3 anos, o lote era todo vazio”, destaca o mestre em produção animal.
No 1° ano se estabeleceu a alimentação ideal do animal e, para o capim ser melhor aproveitado, o pasto foi dividido em piquetes. Além do melhoramento genético, o objetivo foi aumentar a capacidade leiteira da vaca. No ano seguinte foi a vez da orientação econômica, estratégia visando a seleção dos melhores animais, para otimizar o espaço. As instalações são o foco do ano presente, em conjunto com a sistemática de controle aos carrapatos, que pioram no inverno.
O chefe do perímetro Jabiberi, José Reis Coelho, fala do crescimento do produtor Pedro Vidal: “Hoje ele já dispõe de 24 animais, sendo 13 vacas. Dispõe de banco de sêmen para inseminação artificial, ordenha mecânica, compartimentos confortáveis para melhor atender às necessidades de conforto e bem estar, para maior produção do animal. Pedro logo vai ter qualidade de leite para poder revender seu produto a grandes empresas”, projeta Coelho.
José Sidnei garante que a pecuária leiteira bem feita, pode ser boa fonte de renda. “Com a técnica dos piquetes, já foi registrado que, em apenas um hectare, se obtém o total de 21 mil reais no ano. O ‘Balde Cheio’ está ajudando as pessoas do campo a subirem na vida”, diz o consultor do Sebrae.
Aula prática com escola agrícola do IFS
Alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus São Cristovão, assistiram na manhã dessa terça-feira, 5, à palestra do zootécnico José Sidnei sobre sistema de alimentação e reprodução. Eles exercitaram o que aprenderam no IFS, contribuindo assim para a qualificação do futuro profissional da área, que atualmente é escassa.
A estudante Yngrid Souza alisava um bezerrinho, alegre com a excursão. “Essa experiência foi muito enriquecedora para mim. Terminei de aprender o que comecei na teoria. Esse trabalho demonstrativo junto dos animais nos coloca à frente”, diz a estudante.
Depois da palestra, os alunos seguiram para o campo onde receberam informações das técnicas empregadas na unidade modelo. “Ir à fazenda, botar o pé na lama, ver como as coisas acontecem mesmo, proporcionará a chegada de novos técnicos agrícolas capazes de desempenhar bem a função”, explica o palestrante José Sidnei.
Balde Cheio
A Cohidro, em parceria com o Sebrae e com apoio do Banco do Nordeste e Banco do Brasil, chegou a 3° etapa do programa com sucesso, beneficiando os homens do campo e a população com produtos de qualidade.
Para Heraldo Alves, técnico agrícola da Cohidro, a empresa mostrou o seu comprometimento. “Se o pequeno está sendo orientado e capacitado, só o que tende a acontecer é o desenvolvimento deste. A Cohidro está profissionalizando e gerando lucro”, declara o técnico.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Programa Balde Cheio recebe estudantes do IFS – Produtor Pedro Vidal / Fotos: Ascom/Cohidro