[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Atencioso, respeitoso, ético. Muitos são os adjetivos que podem descrever o ´Atende´, um programa da Prefeitura Municipal de Aracaju, desenvolvido através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), que faz o deslocamento de Portadores de Necessidades Especiais (PNEs) até hospitais e clínicas. Uma média de 25 pessoas é atendida diariamente, de segunda à sexta-feira, pelo serviço, que está prestes a completar um ano.

Segundo a diretora assistencial da Semasc, Edvaneide Souza, o Programa, em atividade desde o dia 6 de junho de 2006, é voltado exclusivamente para cadeirantes que precisam fazer exames, consultas ou fisioterapia. O agendamento deve ser efetuado com 48 horas de antecedência pelo telefone 3218-7860 – disponível das 7:30 às 17:30 horas. “O interessado liga, faz um cadastro e agenda o transporte”, explica a assistente social Edilaine Vieira.

Através de três vans totalmente adaptadas, os deficientes são pegos em suas residências e transportados até o local indicado. O horário para retornar é combinado com o motorista, que sempre chega com antecedência. Devido à comprovação de sua eficácia, o ‘Atende’ tem uma demanda crescente e uma nova van equipada está por vir.

Voltado para os mais necessitados, o serviço beneficia sobretudo pessoas como Antônio Ramos da Silva, que não tem condições de levar sua esposa, Corina Mecenas, para a fisioterapia semanal de que ela tanto necessita. “Esse Programa é maravilhoso, facilitou nossa vida”, conta, antes de relembrar as dificuldades que ficaram para trás. “Era muito difícil conseguir um carro e ainda não era adaptado, minha mulher sofria demais”, recorda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.