[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, estudantes da área de saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem participam nesta terça-feira, 9, do curso de reanimação cardiopulmonar cerebral em pediatria. O evento, que acontece no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), detalha um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação de órgãos quando a circulação do sangue de uma criança é interrompida.

O facilitador do curso é o médico pediatra e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Marco Valadares. “Nosso principal objetivo aqui é lembrar os passos básicos da reanimação cardiopulmonar em lactentes e crianças maiores, além de demonstrar na prática como esses passos devem ser executados”, explica. De acordo com o médico, o protocolo para execução desses passos é atualizado a cada cinco anos, por isso é necessário promover o aperfeiçoamento dos profissionais.

Uma das participantes do curso é a técnica em enfermagem Maria Marlene Santos, que trabalha no Huse. “É muito importante renovar nossos conhecimentos, principalmente quando estamos tratando de um tema que pode ser decisivo para salvar vidas”, comenta. Já a enfermeira Josefa Estevam, também colaboradora do Huse, destaca a relevância dada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) – órgão responsável por gerenciar o hospital – ao aprimoramento profissional. “O Centro de Educação Continuada da Fundação sempre tem cursos de aperfeiçoamento, tanto para profissionais como para estagiários. Esse, de reanimação cardiopulmonar cerebral, é apenas um deles, sempre com o objetivo de dar uma assistência de qualidade aos nossos usuários”, comenta.

Além dos profissionais colaboradores do Huse, a capacitação teve a presença de estudantes, a exemplo da acadêmica de enfermagem, Leida Moura. “Esse é o primeiro curso que estou fazendo na área. Espero sair daqui com bastante informação nova, especialmente porque já trabalho com criança. Sou professora de educação física e sei que em uma aula como a de natação, por exemplo, posso precisar desses conhecimentos”, constata Leida.

Essa foi a segunda turma do curso de reanimação cardiopulmonar cerebral em pediatria. A próxima será formada no dia 16 de agosto, das 9h às 12h, também no auditório do Huse. As inscrições podem ser feitas diretamente com os gerentes dos setores do hospital pediátrico, CTI Pediátrica e Ala F do Huse.  

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.