[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Profissionais do Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concluíram na tarde de hoje, quinta-feira, as discussões sobre o plano de ações e metas para o programa de Aids 2008. A discussão ocorreu durante uma oficina realizada em parceria com os Programas Nacional e Estadual DST/Aids, no Celi Praia Hotel.

O objetivo do encontro, que também reuniu profissionais dos Centros de Aconselhamento e Testagem (CTAs) dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Estância e Itabaiana, foi discutir o plano atual, avaliar as ações que não foram desenvolvidas este ano e projetar as de 2008.

“É importante discutir a política de DST/Aids para o município de Aracaju, já que a capital possui metade dos casos de Aids notificados e é responsável pela assistência de todos os casos diagnosticados”, comentou o coordenador do Programa de DST/Aids, Eudes Vieira. Segundo ele, é fundamental casar a política estadual com a municipal para melhorar ainda mais as ações.

O plano de ação para 2008 propõe ações de prevenção, no que se refere à ampliação das ações para as populações vulneráveis, para os municípios de pequeno porte, implementar e facilitar o teste de Aids, e o acesso aos preservativos.

“A gente avança no momento em que é convidado um conjunto de setores envolvidos e, inclusive a sociedade civil, para discutir este plano. Com isso, a gente demonstra que não tem o perfil de verticalizar as decisões. Por isso estas pessoas são chamadas para sugestionar, dar idéias. Dessa forma, o programa terá uma função mais eficaz”, disse o técnico do Programa DST/Aids da SMS, Andrey Roosevelt.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.