[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Colaboradores da área de enfermagem do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) participaram nesta quarta-feira, 26, do curso de atualização em Ressuscitação Cardiopulmonar Cerebral (RCP). A capacitação foi ministrada pelo cirurgião geral e coordenador da Residência Médica do Huse, Fábio Alves.

De acordo com o médico, a capacitação é fundamental, já que as diretrizes para a RCP se baseiam em um processo internacional, com protocolos que são modernizados a cada cinco anos. “As manobras de ressuscitação cardiopulmonar foram atualizadas em outubro de 2010. Já fizemos um treinamento em outubro do ano passado e agora estamos em uma nova turma. É importante divulgar para esses profissionais como se reconhece uma parada de forma rápida e quais os procedimentos que devem ser usados nesse caso”, explica Fábio Alves.

O treinamento abordou a parte teórica e prática referentes à RCP. Uma das participantes do curso foi a técnica em enfermagem Jocilene do Carmo, que atua na Clínica Médica do hospital. “É muito bom poder adquirir esses conhecimentos, pois em uma parada de um paciente não temos muito tempo para tirar dúvidas, perguntar o que fazer, é um momento de vida ou morte. Essas técnicas facilitam e ajudam a salvar vidas”, declara.

A também técnica em enfermagem Mônica Hora, que trabalha na Sala de Recuperação Pós Cirúrgica (SRPC) do Huse, diz que certamente aproveitará as novas técnicas em seu dia a dia. “Geralmente temos que lidar com pacientes graves, e não são raros os casos de parada. É preciso se atualizar, conhecer os novos procedimentos, se aprofundar na parte científica e, principalmente, saber o que fazer da forma correta nesses casos”, destaca.

Promovido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Huse, a capacitação foi aberta a 30 profissionais da equipe de enfermagem do hospital e teve duração de três horas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.