[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza, durante esta semana, um curso de capacitação sobre as ‘Drogas e suas interfaces’. Hoje, quarta-feira, o subtema em destaque é ´Direitos Humanos´.

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da saúde e da educação para o trato diário com dependentes químicos e para o auxílio no combate às drogas dentro das escolas. Os profissionais das duas áreas são parceiros no projeto ‘Saúde e Prevenção nas Escolas’.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, Jô Oliveira, o trabalho vem garantindo muitos benefícios para os jovens que são atendidos pela parceria. “Quando as escolas precisam de um profissional da saúde para falar de um assunto específico, chamam o profissional da unidade de saúde de referência para palestrar, já que cada escola tem a sua unidade”, relata Jô Oliveira.

De acordo com o palestrante Dominiciano Siqueira, o evento marca a adoção de novos rumos no trato do assunto ‘drogas e suas interfaces’ nas escolas e unidades de saúde. O palestrante declara que a quebra de preconceitos e dogmas é extremamente necessária para que se trate um dependente químico ou se evite que um aluno venha a se tornar um.

“Considero a iniciativa de promover um curso desta natureza muito corajosa e ousada. Percebe-se durante o curso um interesse grande, tanto de quem promove, quanto de quem participa, em questionar valores que vêm sido trazidos de geração em geração e que não têm produzido coisas boas”, frisa Domiciano Siqueira.

Lara Verônica Gomes, que é assistente social e trabalha no Programa de Saúde da Família no bairro 18 do forte, fala sobre sua experiência no novo módulo. “Me sinto muito satisfeita com a participação neste curso. Acredito na eficácia da formação continuada, da capacitação extensiva e sobretudo na intersetorialidade para o trabalho comum com os atendidos. A quebra dos preconceitos, dos estigmas, nos traz uma abordagem mais humana e mais preparada”, opina.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.