[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os profissionais sergipanos que integram o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSUAS), executado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e a Universidade Tiradentes (Unit) demonstram satisfação em participar do programa.

Inicialmente, 383 profissionais estão recebendo informação sobre Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e  Introdução à Implementação das ações do Plano Brasil Sem Miséria. O programa de formação irá beneficiar, gratuitamente, 740 profissionais que atuam na área da Assistência Social em Sergipe. As aulas são acompanhadas por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O programa tem como objetivo promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social que, pautada pela Gestão do Trabalho e a Educação Permanente, exige um novo perfil de trabalhadores, com uma qualificação e compromisso com o exercício profissional cada vez maiores.

“O curso está sendo muito proveitoso para os profissionais, pois eles estão podendo captar o que estão trazendo da sua prática profissional, sua atuação nos equipamentos da assistência social e trazendo para discussão na sala de aula, do ponto de vista da Política Nacional de Assistência Social, do Suas e da tipificação dos serviços”, destacou a coordenadora estadual do CapacitaSuas, Neusa Malheiros.

A assistente social, representante do município de Canindé de São Francisco, Kelly Pereira ressaltou que o programa apresenta uma proposta bem interessante. “É de extrema importância para quem trabalha com a assistência social, principalmente para os profissionais que atuam no interior do Estado. O MDS tem a preocupação de trazer os profissionais e capacitá-los. Dessa forma teremos um perfil único de tratamento com os usuários da Assistência Social”.

O CapacitaSUAS é uma estratégia do Governo Federal, através do MDS para apoiar os Estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do SUAS, visando ao aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais.

“Já atuo profissionalmente há seis anos e faço questão de participar de qualificações profissionais. Essa do CapacitaSuas será fundamental para aprimorar o meu aprendizado e poder multiplicar o conhecimento no município onde trabalho”, destacou Lisiane Oliveira, assistente social, representante do município de Itabaianinha.

A estimativa do MDS é capacitar profissionais que atuam nas equipes volantes, nos Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e nos serviços de acolhimento institucional.

Os gestores estaduais e do Distrito Federal são responsáveis pela contratação de instituições de ensino superior, integrantes da Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS, que são credenciadas pelo MDS para a execução das capacitações. Em Sergipe, a Universidade Tiradentes foi a instituição contratada, após a abertura de chamada pública divulgada no Diário Oficial.

 “Começamos os cursos através de um módulo introdutório para levar os técnicos a compreender melhor a política de Assistência Social, a melhorar a sua instrumentalidade de trabalho. Nessa primeira fase o curso é destinado a técnicos e gestores a lidar com os indicadores sociais para fazer diagnósticos das situações de seus territórios e a trabalhar com a gestão financeira”, ressaltou a professora acadêmica Balbina de Carvalho, ministra aula para os alunos do CapacitaSuas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.