[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Professores da área de educação física estão passando, durante esta sexta-feira, 28, pelo I Treinamento em Ginástica Laboral. A qualificação, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Recursos Humanos Estratégicos (DRHE), está sendo realizada no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP).
 
Cerca de 30 professores e articuladores estão participando do treinamento, que começou às 8h e se estenderá até às 14h. Coordenado pela Rede Qualivida, o evento foi aberto com uma dinâmica de grupo. Logo em seguida, houve o primeiro treinamento sobre noções básicas de yoga e ginástica laboral, com as professoras Adicelma Santos Sirqueira e Juvanete Almeida. Elas passaram conhecimentos sobre novas posturas e respiração. “A prática da yoga na ginástica laboral vai proporcionar um trabalho mais amplo, visando à união do físico, da mente e do lado emocional do ser humano como um todo”, explica Adicelma.
 
Logo depois, foi a vez do treinamento sobre noções básicas de massagem para a ginástica laboral, com a professora Maria Alice Vilanova. Com o tema “Oficina das Mãos”, ela falou sobre a necessidade do toque trabalhando o músculo do paciente e a importância de conhecer bem as regiões anatômicas. “É importante desenvolver habilidades e agregar um pouco as técnicas da massagem para utilizar como um recurso a mais na ginástica laboral”, afirmou Maria Alice.
 
Troca de experiências
 
A integração da ginástica laboral com outras atividades é uma das principais metas do treinamento. “Nosso objetivo é motivar, integrar a equipe e qualificar, trazendo novas orientações. Ginástica laboral não é apenas relaxamento. É importante trocar experiências, integrando também a yoga e a massoterapia”, disse o coordenador do Qualivida, Silvio Oliveira.
 
Ele ressaltou também que todos os professores fazem parte do quadro da Rede Qualivida. A mesma opinião foi compartilhada pelo coordenador do programa de ginástica laboral, Matias Batista Santos. “Estamos buscando levar o maior número de conhecimento possível para oferecer aos professores várias opções nas aulas. Pretendemos continuar na busca de outras técnicas para levar aos profissionais”.
 
Os participantes do treianmento também elogiaram a iniciativa da Seed. “O Qualivida visa melhorar a qualidade de vida dos servidores, proporcionando mais benefícios. Esse treinamento é importante para socializar os servidores públicos e nos passa conhecimentos interessantes que enriquecem a nossa bagagem profissional”, pontuou o professor de educação física, Emanuel William Vicente Santos.
 
Quem também aprovou o treinamento foi a professora Lucimara de Jesus Góis. Ela já realiza um trabalho de ginástica laboral em três escolas no município de Itabaiana e na sede da DRE-3. “Essa é uma excelente oportunidade de ter uma qualidade de vida. O nosso objetivo, com isso, é ter subsídios para incentivar os alunos à prática da atividade física”.
 
Já o professor Carlos dos Santos Souza (Meméra), ressaltou a importância de se atualizar profissionalmente. “Reciclar é sempre bom para diversificar nosso trabalho, colocar conotações diferentes e levar novidades para os alunos. A junção da yoga com a ginástica laboral é bem interessante”, afirmou.
 
Ginástica laboral
 
A ginástica laboral é realizada diariamente nos setores da Seed e nas sedes das DREs 3, 4, 6, 7, 8 e 9. Há também atividades de GL em escolas-piloto das regionais 3, 6, 8 e 9. Além da GL, a Rede QualiVida também oferece atividade física para os servidores como forma de promover qualidade de vida no trabalho, hábitos saudáveis e contra o sedentarismo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.