[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Diante da necessidade de oferecer programas educacionais adequados aos alunos surdos, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), por intermédio da Divisão de Educação Especial (Dieesp), realizará de 5 a 9 de outubro o curso sobre Metodologia do Ensino para alunos surdos, voltado para professores da educação básica da rede estadual de ensino.

Durante os cinco dias de realização, o curso inicia às 8h e segue até as 18h, no Celi Praia Hotel, na Orla de Atalaia, em Aracaju. O público-alvo são os professores que atuam na educação básica da rede estadual de ensino, especialmente os que lecionam a disciplina Língua Portuguesa e os que estão com atendimento em sala de recursos e ONGs conveniadas. A carga horária será de 40 horas/aula. Serão ofertadas 20 vagas para professores da capital e 40 para professores do interior, totalizando 60 vagas.

O objetivo é aprimorar o conhecimento teórico e prático acerca da metodologia do ensino da língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos, viabilizando melhoria na sua aprendizagem, através da formação do professor no conhecimento sobre técnicas e práticas relativas a essa metodologia de ensino.

Importância da inclusão

A educação de um aluno surdo gira em torno do desenvolvimento de sua linguagem. Os alunos com surdez geralmente se comunicam por meio da língua brasileira de sinais (Libras), uma língua completa – como qualquer língua oral – que se processa por modalidade espaço-visual. Por não serem falantes nativos da língua portuguesa, que é de modalidade oral-auditiva, o aprendizado deste idioma não acontece naturalmente.

Diante dessas questões, que envolvem buscar informações inerentes à surdez com embasamentos teóricos e práticos, o curso será oferecido com diversas contribuições no sentido de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem da educação de surdos, não só do ponto de vista pedagógico como também do linguístico e social.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.