[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Prossegue até esta sexta-feira, 27, o 1º Seminário de Formação Inicial do Programa Gestão de Aprendizagem Escolar (Gestar II), que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) está promovendo no Centro de Qualificação Profissional. O seminário teve início na última segunda-feira, 22, e é destinado aos 37 professores do 6º ao 9º do Ensino Fundamental da rede estadual e municipal de ensino, que aderiram ao programa para atuarem como cursistas/tutores.

O curso está sendo ministrado pelos professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O Gestar II é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), através da parceria da Secretarias estaduais de ensino com os municípios.
 
Segundo a professora da UFPE, Lúcia Duran, coordenadora Geral do Programa Gestar II, o Ministério da Educação e os Estados têm empreendido esforços e investimentos visando a melhoria da qualidade de ensino. “A Seed tem feito uma parceria muito importante. Acredito que o Gestar II tem o papel de proporcionar aos professores conhecimentos específicos sobre as áreas da matemática e português inserindo práticas e didáticas inovadoras, visando o aperfeiçoamento desses professores, assim como a melhoria da qualidade do ensino”, disse a coordenadora geral.
 
Didáticas inovadoras
 
O professor de matemática José Carlos Alves, que está ministrando o curso para os professores sergipanos, enfatizou a contribuição do Gestar II para a sua disciplina. “Percebo a inquietação dos cursistas por uma mudança no ensino da matemática. Uma mudança que instigue mais o aluno e que mude a visão que ele tem sobre a disciplina e aplicação na vida”, disse o professor.
 
A coordenadora pedagógica do Programa Gestar II e professora de língua portuguesa da Universidade Federal de Pernambuco, Normanda Bezerra, afirmou que foram trabalhados quatro eixos: o trabalho com a leitura, produção textual, análise linguística e gêneros textuais.
 
Cursistas
 
Sônia Maria dos Santos, professora da Escola Municipal Mário Trindade, localizado no município de Pirambu, é cursista/tutora, responsável por passar todos os conhecimentos adquiridos para mais sete professores que, por sua vez, aplicarão as novas didáticas aos alunos. “Estamos aqui adquirindo novos conhecimentos, faremos oficinas e ao final passaremos todas essas informações para os professores. Ao final, o resultado sairá no aprendizado do aluno.”, destacou a cursista.
 
Já a professora Simone Regina Correia Passos, do Colégio Estadual 15 de Outubro, que está fazendo o curso como tutora, passará os conhecimentos para mais sete professores de português da Diretoria Regional de Aracaju. “Para mim, serão novas perspectivas de utilizar práticas pedagógicas aplicadas na língua portuguesa. Já participei de outras capacitações e acho extremamente importante para os professores e, consequentemente, os alunos”, destacou a professora.
 
Gestar II
 
O Gestar II é destinado aos professores de Língua Portuguesa e Matemática para atuarem como formadores-tutores. As vagas foram disponibilizadas para professores integrantes do quadro permanente do magistério da Rede Pública.
 
O professor formador selecionado terá uma formação geral de 300 horas, sendo 104 horas presenciais e 196 horas à distância (estudos individuais) para cada área temática, em datas a serem definidas pela coordenação do GESTAR II. Toda a formação do professor formador selecionado será certificada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que compõe a rede de formação continuada do MEC.
 
Através do endereço eletrônico: gestar2013.blogspot.com os tutores que participam do cursos terão acesso ao portfólio, onde cada município tem informações sobre cursistas  professores da rede e informações sobre trabalhos desenvolvidos. Além disso, a ferramenta possibilita a interação  de forma assincrônica entre tutores, formadores e cursistas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.