[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As experiências adquiridas pelos professores da rede pública estadual com o Programa Pró-Letramento foram apresentadas no seminário ‘Alfabetização e Letramento: Ressignificações Contemporâneas’, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21, na Biblioteca Pública Epifânio Dória. O Programa de formação continuada promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), é destinado a professores e especialistas do ensino fundamental. O objetivo é melhorar a qualidade de ensino nas disciplinas de Português e Matemática.

Durante o seminário os participantes puderam conhecer relatos de ações pedagógicas através de apresentação cultural e projetos didáticos exibidos pelos professores das escolas José da Silva Ribeiro Filho, Francisco Portugal, Manoel Franco Freire e Senador Lourival Fontes. Para a professora Patrícia de Jesus Trindade, o programa ao tempo que auxilia no planejamento escolar do educador, possibilita uma maior agilização para o desenvolvimento intelectual dos alunos.

"Não ensinamos o aluno a ter gosto pela leitura. Nós damos o exemplo praticando dia a dia quando lemos e discutimos o texto com eles", disse a professora do Senador Leite Neto.

Idealizada pela Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), dentro das expectativas do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação, órgão responsável pela coordenação do Pró-Letramento em Sergipe, o seminário teve como palestrante a professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus. Entre as apresentações dos professores convidados estavam as dos projetos "Recital de Poesia", "Contação da História Boi Barroso", "Projeto Poetando" e Projeto Loto: Trabalhando as operações Fundamentais da Matemática".

O Pró-Letramento é um programa de formação continuada destinado a professores e especialistas do ensino fundamental. O objetivo é a melhoria da qualidade do ensino nas disciplinas de Português e Matemática nas séries iniciais. O programa é promovido pelo Ministério da Educação, em pareceria com as universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica e com a adesão das secretarias de educação municipais e estaduais. Em Sergipe, 22 municípios já contam com o Pró-Letramento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.