[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Semed – Secretaria Municipal de Educação – está realizando hoje, dia 16, a eleição dos representantes dos Segmentos da Comunidade Escolar que integrarão os Conselhos Escolares em 58 escolas. A eleição ainda está em andamento nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), até às 21horas.
Pais de alunos, alunos, professores e funcionários, em todas as unidades escolares participaram da eleição durante todo o dia. Na EMEF Sabino Ribeiro, localizada no bairro 18 do Forte, a participação dos professores da escola tem sido bastante significativa. Dos 41 professores, dos três turnos (manhã, tarde e noite), 20 já votaram.
Foram feitas três reuniões para que todos pudessem esclarecer suas dúvidas sobre o processo de eleição e participar efetivamente numa integração entre professores, pais, alunos e funcionários. Como a EMEF Sabino Ribeiro tem um quadro dicente que ultrapassa os 500 alunos, serão 23 membros no Conselho Escolar. A professora de Matemática, Maria Soares de Menezes, afirma que o Conselho Escolar é muito importante porque, juntamente com a coordenação, todos os professores, alunos, pais e funcionários poderão trabalhar juntos. “Ele vai poder tomar decisões e resolver os problemas internos e externos da escola”, disse.
Segundo o coordenador Pedagógico, Neusvaldo Silva Lima, os professores têm uma grande importância dentro da escola, principalmente agora com a adesão do Conselho paritário. “Todos vão dar sua contribuição, sua parcela de favorecimento ao desenvolvimento da escola. Todos são fundamentais para o funcionamento do Conselho”, afirma Neusvaldo Lima.
Esse novo Conselho Escolar substituirá o antigo Comitê, mudando todo o conceito de administração escolar. Provocará discussões sobre os problemas da escola e terá a representatividade necessária para resultados construtivos. Também trará o magistério, os servidores administrativos, os pais ou responsáveis e os alunos para a consulta direta, através de seus representantes votados democraticamente. O Conselho terá caráter consultativo, deliberador e fiscalizador: um progresso significativo na administração escolar.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.