[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Professores da 1ª a 4ª série, coordenadores gerais e administrativos já estão se reunindo no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Aracaju (Cemarh/PMA), localizado na rua Carlos Correia, bairro Siqueira Campos, dando continuidade às discussões do programa Horas de Estudo neste segundo semestre. A temática abordada durante a primeira reunião foi “Plano Municipal da Educação”. O programa tem como finalidade capacitar de forma continuada todos os professores da Rede Municipal da Educação, divididos pela área de atuação, em encontros que acontecem quinzenalmente desde março deste ano, sendo coordenado por professores da rede.

“Mesmo o programa já estando inserido na Secretaria Municipal da Educação desde 1986, este ano ele assumiu uma nova roupagem. A diferença é que os profissionais além de estarem na sala de aula, também desenvolvem o papel do coordenador dos encontros. Outro fato interessante é que a Semed é a única rede de ensino público que remunera os participantes das Horas de Estudo e contempla com certificação aqueles que possuem freqüência regular. Estas vantagens estão atraindo ainda mais os educadores, mesmo tendo a obrigatoriedade de participar”, afirmou a assessora do Departamento de Ensino da Semed, Niraíldes Prado.

Segundo a coordenadora de Gestão Escolar da Semed, Maria José Guimarães Vieira, o programa tem dentre os resultados almejados desenvolver melhor a prática pedagógica e o fortalecimento da gestão democrática, sendo um momento de contato entre professores e Secretaria, pois o projeto é constantemente avaliado pelos próprios coordenadores e professores.

O projeto segue um planejamento anual, com um calendário que foi encaminhado às escolas da rede, contendo dias e horários das reuniões. Os encontros funcionam com turmas específicas para professores, coordenadores e suportes pedagógicos. Os coordenadores se reúnem com os professores numa semana e na seguinte, com representantes da Secretaria para discutir as propostas de estudos que foram construídas pelos grupos nos encontros. Esta dinâmica tem como objetivo estudar a melhor maneira de atender as metas da Semed, como a de reduzir a evasão escolar e o analfbetismo.

Durante as horas de estudo os educadores têm a possibilidade de trocar experiências com os outros colegas, de aprender com o material trabalhado e de perceber como levar este resultado para a sala de aula. “O que aprendemos na capacitação tentamos inserir no cotidiano da classe e os alunos gostam, eles absorvem o que nós, professores, assimilamos nos encontros. Sempre participei do programam e acho extremamente válido”, afirmou Dilza Gonçalves da Silva, professora de ensino religioso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alencar Cardoso.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.