Professores e coordenadores dão início às aulas do Programa Horas de Estudo
“Mesmo o programa já estando inserido na Secretaria Municipal da Educação desde 1986, este ano ele assumiu uma nova roupagem. A diferença é que os profissionais além de estarem na sala de aula, também desenvolvem o papel do coordenador dos encontros. Outro fato interessante é que a Semed é a única rede de ensino público que remunera os participantes das Horas de Estudo e contempla com certificação aqueles que possuem freqüência regular. Estas vantagens estão atraindo ainda mais os educadores, mesmo tendo a obrigatoriedade de participar”, afirmou a assessora do Departamento de Ensino da Semed, Niraíldes Prado.
Segundo a coordenadora de Gestão Escolar da Semed, Maria José Guimarães Vieira, o programa tem dentre os resultados almejados desenvolver melhor a prática pedagógica e o fortalecimento da gestão democrática, sendo um momento de contato entre professores e Secretaria, pois o projeto é constantemente avaliado pelos próprios coordenadores e professores.
O projeto segue um planejamento anual, com um calendário que foi encaminhado às escolas da rede, contendo dias e horários das reuniões. Os encontros funcionam com turmas específicas para professores, coordenadores e suportes pedagógicos. Os coordenadores se reúnem com os professores numa semana e na seguinte, com representantes da Secretaria para discutir as propostas de estudos que foram construídas pelos grupos nos encontros. Esta dinâmica tem como objetivo estudar a melhor maneira de atender as metas da Semed, como a de reduzir a evasão escolar e o analfbetismo.
Durante as horas de estudo os educadores têm a possibilidade de trocar experiências com os outros colegas, de aprender com o material trabalhado e de perceber como levar este resultado para a sala de aula. “O que aprendemos na capacitação tentamos inserir no cotidiano da classe e os alunos gostam, eles absorvem o que nós, professores, assimilamos nos encontros. Sempre participei do programam e acho extremamente válido”, afirmou Dilza Gonçalves da Silva, professora de ensino religioso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alencar Cardoso.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Professores e coordenadores dão início às aulas do Programa Horas de Estudo – Niraíldes Prado