[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Discutindo sobre os meios mais eficazes de desenvolver os métodos de ensino nas escolas da rede municipal, professores se reuniram na manhã de hoje, dia 3, no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), para dar continuidade ao programa Horas de Estudo, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A cada 15 dias, os professores se reúnem em grupos, divididos pelas disciplinas que lecionam, e discutem assuntos que permeiam o universo interdisciplinar. Na reunião de hoje, composta por grupos de matemática, ciências e Educação de Jovens e Adultos (Eja), os temas abordados foram os projetos pedagógicos desenvolvidos na educação da rede municipal.

O encontro debateu também assuntos ligados à Conferência Nacional Infanto-juvenil do Meio Ambiente, que levará para Brasília estudantes do estado de Sergipe com projetos que proporcionam uma melhor qualidade de vida para o ser humano, além dos problemas encontrados no dia-a-dia da educação de jovens e adultos.

Os professores de matemática, em particular, assistiram ainda ao vídeo “Raízes Asas de Olho no Futuro” e realizaram um debate, com base no texto “Prova: um momento privilegiado de estudo”, sobre a eficácia na avaliação do aluno; a utilização de palavras de comando, sem precisão de sentido contextual; a exploração da capacidade de leitura e de escrita do aluno; e a necessidade de um parâmetro de correção.

Uma das principais razões de existência do Programa Horas de Estudo pôde ser facilmente notada hoje, devido a preocupação dos professores em absorver novas informações e contribuir com os debates, a fim de preparar melhor seus alunos para enfrentar as mudanças da sociedade. “A educação passou por uma fase de ‘Ilha’. O professor dava sua aula como queria. Hoje não. Juntos conhecemos muita coisa nova, pois os problemas são parecidos, e assim, a solução é facilmente encontrada”, analisou Marcelo Silva de Souza, professor de matemática da Escola de Ensino Fundamental Manoel Bonfim.

Segundo o coordenador do grupo de matemática, professor Osório Alves, esse curso de formação continuada é extremamente importante para os professores, pois o Programa Horas de Estudo é o momento de encontrar as soluções para as dificuldades. “Com a capacitação estaremos dando um passo a frente no que diz respeito a uma ótima qualidade de ensino”, afirmou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.