[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para que todos os professores, não apenas do ensino especial, mas de toda a rede de ensino, saibam acolher e dar suporte às crianças portadoras de deficiência visual, foi realizada ontem, dia 13, a palestra “Intervenção Precoce, Desenvolvimento Infantil”. Ministrada pela terapeuta ocupacional Sheila Araújo, a palestra faz parte da programação do curso “Introdução à Orientação e Mobilidade”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que vem sendo realizado na Sociedade Semear.

Sabendo que brincadeiras estimulam a atividade intelectual, a grande responsável por uma melhor comunicabilidade, ajudando inclusive na inclusão social, a terapeuta visou mostrar aos professores presentes que a realização dessas atividades também são de fundamental importância para as crianças deficientes. “A atividade intelectual mantém a plasticidade cerebral. Então, a intervenção precoce na educação da criança com deficiência é uma evolução para a inclusão social”, afirmou.

Encorajar os pais a cuidarem pessoalmente de seus filhos, fortalecendo a maternagem, para que as crianças possam conhecer e se relacionar com seus pais; incentivar brincadeiras e relações interpessoais; criar estratégias para fazer com que as crianças se sintam capazes de realizar atividades rotineiras; e estimular a visão residual, presente em muitos casos de deficiência visual, foram conduções ensinadas para prevenir e evitar as alterações físicas. “A idéia é mostrar que desde que essas crianças nascem elas devem ser tratadas com carinho e atenção especial e também mostrar aos pais que eles podem procurar o CAP (Centro de Apoio Psicossocial da Prefeitura de Aracaju) ou qualquer outra procuradoria especializada para uma maior assistência”, concluiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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