[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciou na tarde desta terça-feira, 13, a I Oficina do Programa Um Computador por Aluno (Prouca) para os professores do Colégio Estadual Edelzio Vieira de Melo, localizado em Santa Rosa de Lima. A ação tem por objetivo capacitar o docente para o uso de computadores em sala de aula. O Governo de Sergipe fará até o final do mês de agosto a entrega de 270 laptops para professores e alunos do Edelzio Vieira de Melo.

A capacitação é realizada pela Coordenadoria de Informática da Secretaria de Estado da Educação (Codim) e está acontecendo no laboratório da Divisão de Tecnologia Educacional (Dite), localizada no Complexo Administrativo da Educação. O curso é na modalidade presencial e terá uma carga horária de 20h. O encerramento será no dia 16 de agosto.

A professora Cândida Sampaio, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional das escolas da Grande Aracaju (NTE-8), reforça a importância da oficina. “Nesta oficina vamos dar todo o suporte para que o professor possa fazer uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula como uma eficaz ferramenta pedagógica”, disse a coordenadora.

Para o professor Almir Pinto de Melo, diretor do Edelzio Vieira de Melo, a implantação do Projeto UCA em Santa Rosa de Lima trará avanços na educação do município. “O professor poderá levar as novas tecnologias para o desenvolvimento de práticas inovadoras em sala de aula, inserindo os alunos no mundo virtual uma realidade nos dias de hoje. Já para a cidade de Santa Rosa a ação é pioneira e só temos a agradecer o secretário Belivaldo Chagas e o Governo de Sergipe por atender todas as nossas demandas”, frisou o diretor.

Os professores reiteraram as palavras de Almir Pinto. Foi o caso do professor Claudemir Santiago que leciona matemática. “Essa capacitação é primordial para o uso adequado do computador na escola, principalmente na disciplina matemática que muitos alunos acham difícil. O uso das Tics irá desmistificar isso, tornando a aula mais atraente e dinâmica. O computador será um aliado do professor e um atrativo para a permanência e participação do aluno nas atividades da escola”, declarou o professor.

Inclusão digital

O professor José Everton Siqueira, coordenador estadual do Prouca, reforçou que essa ação do Governo de Sergipe leva a inclusão digital para os alunos de Santa Rosa de Lima. “Essa ação é um grande passo para melhorar ainda mais a qualidade do ensino nas escolas da rede estadual. É também uma maneira de promover a inclusão digital no interior do estado para alunos, professores e também para a comunidade. O estudante poderá levar seu laptop para casa e oportunizar seus pais e familiares a aprender a utilizar o computador. Serão instaladas na praça principal do município uma zona de wi-fi”, declarou Everton.

O programa

O Prouca visa criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras para ampliar a inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação, por meio da distribuição de um computador portátil (laptop) para cada estudante e professor de educação básica.

Em Sergipe o lançamento oficial ocorreu em Agosto de 2010, no município de Barra dos Coqueiros, com o Projeto Piloto Uca Total, que atendeu todas as escolas públicas do município. No mesmo ano o Projeto foi ampliado para outros municípios. Foram contempladas cinco escolas da rede estadual e quatro municipais. Cada município foi contemplado com uma escola, com exceção de Simão Dias, que este ano passa a ter três escolas no Programa, com a entrega dos laptops nas Escolas Estaduais Fausto Cardoso e Maria de Lourdes Leite.

Municípios e escolas contempladas pelo Prouca.

 

MUNICÍPIO

ESCOLA

TOTAL

BARRA DOS COQUEIROS

Colégio Estadual Dr.CarlosFirpo

1339

 

Escola Estadual Prof.José Franklin

539

 

Escola Estadual Reunidas Coelho Neto

196

CAPELA

Escola Estadual Maria Berenice Barreto Alves

415

MOITA BONITA

Escola Estadual Engenheiro Elias Andrade

336

SIMÃO DIAS

Escola Estadual João Mattos de Carvalho

441

Escola Estadual Fausto Cardoso

231

Escola Estadual Maria de Lourdes S. Leite

318

POÇO VERDE

Escola Estadual Epifânio Dória

546

SANTA LUZIA DO ITANHY

Colegio Estadual Comendador Calazans

519

TOTAIS

4880


 

 

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.