Professores de Aracaju e Capela participam de debate do ‘Salve’ sobre violência
Professores da Rede Pública Estadual de Ensino dos municípios de Aracaju e Capela estão participando das oficinas de Devolução do Sistema de Aviso Legal por Violência e Exploração contra a Criança e o Adolescente (Salve), promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). O evento acontece nesta quarta-feira, 14, e vai até amanhã, 15, e tem como objetivo construir o Planejamento Estratégico Participativo Rotinas e Problemas, no tocante à violência praticada contra meninos e meninas.
Em Capela, a oficina acontece no Colégio Estadual Irmã Maria Clemência. Já em Aracaju, os professores se reúnem no Centro Profissionalizante José Figueiredo Barreto. Os educadores serão acompanhados pela equipe técnica de orientação e promoção das oficinas. Durante os debates, serão formados grupos de trabalhos que irão desenvolver uma ampla discussão sobre os problemas percebidos durante os cursos de capacitação já realizados nesses municípios e que comprometem os números de casos de violência contra crianças e adolescentes.
Oficinas
As oficinas de Devolução do Salve serão norteadas pelas temáticas da violência doméstica, violência sexual e violência psicológica, através de discussões sobre como essas questões podem ser trabalhadas nas unidades de ensino e como a escola pode contribuir para a prevenção e repressão desses tipos de crimes contra crianças e adolescentes. Além disso, o evento também será uma oportunidade para discutir o papel da escola no enfrentamento à violência contra a população infanto-juvenil e construir planos de ação a serem desenvolvidos nas instituições de ensino.
A intenção é que sejam adotados no cotidiano das atividades educacionais meios eficazes para melhorar o trabalho de combate à violência e a efetivação do noticiamento por meio do ‘Salve’. Esse planejamento estratégico será elaborado respeitando as peculiaridades de cada ambiente, como os recursos humanos disponíveis e as demandas apresentadas.
Salve
O Sistema de Aviso Legal por Violência e Exploração contra a Criança e o Adolescente (Salve) é uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Infância e à Adolescência (Naia), do Ministério Público Estadual (MPE), em parceria com a Seed e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Ele tem como objetivo estimular o cumprimento da determinação do artigo 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), segundo o qual profissionais das áreas de educação e saúde têm a obrigação de notificar e encaminhar aos órgãos competentes casos ou suspeitas de violência contra meninas e meninos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]