Professores da rede municipal participam do 2º Encontro do Programa Leia Brasil 2007
Após a abertura oficial do evento, Laura Kummer Falcão, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tênisson Ribeiro, localizada na zona de expansão da capital (Robalo), encenou para os presentes a clássica história de ´Sherazade e as mil e uma noites´, que aborda a importância da leitura e o seu poder de transformação.
“Trouxe essa história porque queria exemplificar o papel da leitura, aproveitando a temática do evento, que promove uma formação continuada do professor, fazendo com que melhore a sua prática pedagógica”, disse a professora. Após a contação de histórias da professora Laura, o escritor, crítico e professor de Literatura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Júlio Diniz, proferiu palestra, na qual abordou diversos temas relativos à leitura e brasilidade.
Inicialmente o professor enfocou questões como significados da palavra ´brasilidade´, como o Brasil é percebido na imaginação popular e como ele é abordado sob a ótica da mídia. Na segunda etapa da palestra a questão central foi a pedagogia da leitura, na qual o escritor abordou o ato de ler em sala de aula, o significado dele na cultura atual e o valor do livro em outras formas culturais.
“Não há uma tradição de leitura no Brasil, assim como não há políticas públicas eficientes para isso. O Programa Leia Brasil ajuda a democratizar o acesso a novas pedagogias, ao mesmo tempo propicia a interação dos educadores do ensino com os especialistas, levando publicações que sugerem novas técnicas na abordagem da leitura com os alunos”, falou Júlio Diniz.
Ana Cláudia Maia, coordenadora de conteúdos de projeto do Leia Brasil falou sobre a parceria com as Secretarias de Educação. “Infelizmente o problema do analfabetismo funcional assola crianças de escolas públicas e particulares em todas as partes do país. Trabalhar de forma conjunta com as secretarias é fundamental, já que dão total auxílio e abraçam a causa, apoiando seus professores nesse processo”.
A coordenadora pedagógica estadual do Leia Brasil, Telma Santos, ressaltou a importância dos professores e da escola nesse processo. “Os educadores e as instituições de ensino são os grandes veículos para conduzir o aluno ao universo da leitura em sala de aula, já que estão sempre próximos, conduzindo atividades e outras formas de aprendizagem”, lembrou a coordenadora.
Na rede municipal de ensino de Aracaju nove escolas participam do Programa Leia Brasil, são elas: Emef Professor Laonte Gama e Professor Diomedes Santos Silva, ambas no bairro Santa Maria; Emef Presidente Tancredo Neves, no bairro Luzia; Emef Juscelino Kubitschek, na Coroa do Meio; Emef Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão; Emef Santa Rita de Cássia, no birro América; Emef Letícia Soares de Santana, no bairro Santos Dummont; Alcebíades Melo Vilas Boas, no bairro Industrial e Emef Oviêdo Teixeira, no bairro São Carlos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]