[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Acontece durante todo o dia de hoje, no auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) Professor Fernando Lins de Carvalho, mais uma etapa do curso de formação de professores no programa “Saúde e Prevenção nas Escolas”. O curso foi iniciado ontem com palestras voltadas à questão do Plano Político Pedagógico (PPP). A capacitação tem como objetivo mostrar como a proposta pedagógica das escolas pode ser mais ampla e voltada para a aspectos lligados à saúde e prevenção.

A palestrante é a professora Marilene Batista da Cruz Nascimento, formadora da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e professora da Universidade Vale do Acaraú (UVA). O curso tem ao todo 80 horas e foi divido em vários módulos. Nesta etapa, os professores da rede municipal de ensino puderam fazer uma análise e um amplo debate sobre a importância da proposta pedagógica na gestão escolar, com a realização de dinâmicas, oficinas e debates.

Para a coordenadora de projetos sócio-educativos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a professora Valdinete Paes Silva, a participação dos professores nesse curso é fundamental para a concretização do projeto ‘Saúde e Prevenção’. “A realização desse curso é uma ferramenta importante para o desenvolvimento desse projeto. Ao apresentarmos o PPP, os professores se tornam multiplicadores também de outros projetos”, afirmou.

Na opinião de Valdinete Paes, todos os professores deveriam participar desses momentos, pois, segundo ela, a ação mostra muito mais coisas do que apenas o projeto ‘Saúde e Prevenção’, o que faz com que cada um direcione melhor a sua vida, planeje melhor suas atividades, tendo como conseqüência a melhoria do ensino, da vida dos alunos e da sociedade de um modo geral.

De acordo com a professora Marilene Batista, o curso vem para solidificar o projeto ‘Saúde Prevenção’ dentro do projeto político pedagógico de cada unidade de ensino. “A capacitação está contribuindo para que haja uma intensa troca de experiências entre os professores, transformando muitas idéias e solidificando o projeto”, disse.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jornalista Orlando Dantas, a professora Ivanilde Santos Bomfim, o curso está fazendo com que haja uma maior conscientização da importância da Proposta Pedagógica nas escolas. “O curso é fundamental, pois reforça e vivencia a importância da PPP na escola, levando em consideração os princípios de formação dela. Vale ressaltar ainda que isto ocorre porque há uma busca pela melhoria do processo de aprendizagem, tendo como elo a proposta e o trabalho coletivo”, concluiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.