[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da Divisão de Educação Especial (Dieesp), realizou nesta segunda-feira, 24, a abertura do curso de capacitação sobre ‘Dislexia e outras dificuldades de leitura e escrita’. A secretária-adjunta da Educação, Hortência Maria Pereira de Araújo, representou o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, durante o início das atividades, que irão acontecer até a próxima sexta-feira, 28, no Hotel Del Mar.

"Esses cursos de qualificação docente são importantes para o desenvolvimento da educação. É a partir de ações como essa que a Secretaria está promovendo a melhoria do ensino, preparando e valorizando os professores", disse a secretária-adjunta.

De acordo com Hortência Araújo, o curso está inserido em duas diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). "Temos no Plano as diretrizes da Inclusão pela Educação e da Valorização e Capacitação dos Profissionais. Com esse curso esperamos preparar melhor os professores envolvidos com crianças e adolescentes portadores de necessidades educativas especiais", informou.

O curso conta com a participação de 80 professores da rede pública e especialistas. O objetivo é discutir técnicas e habilidades para promoção da leitura e da escrita em crianças e adolescentes vítimas de distúrbios neurológicos. A coordenadora da Divisão de Educação Especial da SEED, Jerusa Magaly Cruz Silveira, explicou que a dislexia, ou Distúrbio Específico de Leitura, acomete crianças com potencial intelectual normal, sem déficits sensoriais, com instrução educacional apropriada, mas que não conseguem desempenhar de maneira satisfatória a habilidade para a leitura ou a escrita.

De acordo com a coordenadora, um número significativo de crianças tem experimentado um baixo desempenho acadêmico, com conseqüências graves em termos emocionais e dificuldades de inclusão social. "Queremos criar condições para analisar, identificar e diagnosticar situações ou transtornos que limitam o aprendizado", ressaltou a coordenadora. "O curso, que é uma formação continuada, pretende apresentar aos participantes as novidades sobre o assunto, possibilitando inclusive a troca de experiências", destacou Jerusa.

O curso

O curso é direcionado a professores da rede pública e especialistas. O convidado Jaime Zorzi, fonoaudiólogo e doutor em Educação, será o ministrante do curso para especialistas como psicomotricistas, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. "Por meio do curso, será possível desenvolver procedimentos de intervenção e de orientação pedagógica que possam melhorar as condições dos alunos", disse Jaime.

Os professores da rede pública e representantes de ONG´s vão participar do curso com a ministrante Luciana Cidrim, fonoaudióloga e mestre em Ciências da Linguagem. O objetivo é aprofundar e esclarecer sobre os principais distúrbios e dificuldades de aprendizagem da. "O curso irá favorecer o educador a ter um olhar crítico diante da complexidade do sistema da leitura e da escrita", disse Luciana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.