[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com Secretaria de Estado da Educação (Seed), deu início nesta terça-feira, 11, ao curso de formação continuada sobre Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais para mais de 90 professores dos ensinos fundamental e médio da rede pública de Sergipe. O curso segue até o dia 13 de junho, no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto.  A organização do evento é da equipe do Programa Mais Educação do MEC, que pretende percorrer todo o Brasil trazendo temas de importância para diversas áreas do conhecimento.

Na manhã desta terça-feira o enfoque foi para a palestra intitulada A Evolução do Universo e Conceitos Fundamentais para o Ensino de Astronomia, proferida pelo professor Marcelo de Oliveira Sousa . À tarde, a programação segue com oficinas de Construção e Lançamento de Foguetes. A programação até o dia 13 é formada por palestras e oficinas. No final do curso os professores participantes terão que elaborar um projeto e receberão um certificado de 400 horas.

A coordenadora estadual do Mais Educação, Ângela Maria Carvalho, afirmou que o MEC está disponibilizando esse curso no sentido de fazer um intercâmbio dos professores de vários estados com diversas áreas do conhecimento. Segundo ela, Sergipe está começando com a área das ciências exatas.

Explorar Recursos

A representante da Secretaria de Educação Básica do MEC, Norma Terezinha Oliveira Reis, ressalta que o objetivo do curso é explorar os recursos disponíveis e poder proporcionar aos professores e, consequentemente, aos estudantes diversas áreas de conhecimento. “Neste curso, especificamente, trabalhamos com as áreas de Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais para estimular o interesse dos alunos nessas áreas”, acentuou. 

A representante do Programa Educação Integral do MEC, Cíntia Inês Boll, enfatizou que a novidade é a integração do Mais Educação com o Ministério da Cultura. “Vamos criar um portal que vai ser mais uma ferramenta de informações. “O Mais Cultura nas Escolas será uma nova iniciativa, e vamos levar conhecimentos culturais às escolas públicas de todo o Brasil para democratizar o acesso à cultura e ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares do ensino básico”, ressaltou a representante. 

Enriquecer Conhecimentos

O professor Edmilson Barreto, da disciplina Física, do Colégio Estadual Artur Fortes, localizado no município de Carira, enfatizou a importância do curso como forma de novos conhecimentos. “Vai enriquecer nossos conhecimentos. Espero poder ser um multiplicador que possa despertar no aluno o interesse por esta área e por tantas outras que futuros cursos possam vir a oferecer”, disse.

Já a sua colega Corália Maria dos Santos, professora de Geografia do Colégio Estadual Costa e Silva, disse que o seu maior interesse é tratar o assunto como tema do cotidiano. “Estou achando ótimo que as palestras estão sendo passadas com uma linguagem muito acessível. Isso facilita o nosso trabalho na hora de transmitir para o aluno também”, destacou.

Programação:

Dia 12/06
7h30 – Palestra “Robótica Aplicada à Educação”
9h30 – Intervalo
9h45 – Palestra Astronáutica
11h15 – Palestra O Uso de Tecnologias  na Educação Espacial
12h30 – Almoço
14h – Oficina II: Explorando o Centro de Atividades
15h15 – Oficina III: Experimento
16h – Oficina IV: Construindo uma proposta de intervenção pedagógica para escola
 
Dia 13/06
7h30 – Palestra: Astronomia
9h45 – Asteroides: dos Mitos aos Conceitos Científicos
11h – Intervalo
11h15 – Palestra: Revelando o universo
12h30 – Almoço
14h – Oficina V: Montagem do galileoscópio
16h30 – Oficina V: Montagem do galileoscópio e uso do planisfério e avaliação do curso
19h – Jantar  
20h – Reconhecimento do céu e observações com telescópio

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.