[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Alunos com grande capacidade de concentração e domínio da escrita e leitura. Este é o resultado do projeto Ler é o melhor remédio, que a professora de Língua Portuguesa, Luciene Alves de Oliveira, implantou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, localizada no bairro América.

Devido a necessidade de criar algum projeto para melhorar o desempenho dos alunos no processo de aprendizagem e interpretação de textos, a professora Luciene Alves encontrou na leitura a base para um bom desempenho escolar dos alunos não só na disciplina de Língua Portuguesa, mas também em várias outras, a exemplo da matemática.

Se o aluno não sabe ler, como vai interpretar um texto, uma história ou um cálculo de matemática? Esse foi o questionamento que a professora fez para ela mesma, e a partir desta pergunta encontrou a resposta para todos os problemas. “Ler é o melhor remédio!”. “O projeto foi implantado no primeiro semestre deste ano, e já superou as expectativas, está garantindo ótimos resultados”, disse Luciene.

A proposta do projeto consiste em fracionar a nota de cada unidade, sendo que a leitura tem uma pontuação que depende do número de livros que o aluno lê. Para a pontuação ser justa, ela elaborou a partir do acervo da biblioteca da escola, uma Tabela de Valores de Leitura seguindo a complexidade e volume dos livros. Poemas, narrativas infantis, dramaturgia, paradidáticos, literatura de cordel, reportagens e artigos são alguns dos livros que os alunos tem mais interesse em fazer a leitura. Cada livro tem sua pontuação que vale de 0,3 a 4,0 pontos.

De início o projeto está sendo desenvolvido com 127 alunos da 5ª e 6ª séries, mas segundo a professora, no próximo ano será estendido para todos os alunos da escola. Para isso alguns professores já estão aderindo ao projeto, e estão com muita expectativa com relação ao sucesso do mesmo.

A professora Ana Isabel de Oliveira acha muito interessante o projeto “Ler é o melhor remédio”, por isso que aderiu ao projeto da professora Luciene de Oliveira. Ela tem a certeza que o desempenho dos alunos está melhorando a cada dia. “Até a escrita das crianças está melhor, antes eles tinham letras que ninguém entendia o que eles escreviam, hoje está muito melhor”, disse.

Para ter um controle maior dos alunos que estão fazendo a leitura dos livros, a professora adotou um método de contar histórias. Método que faz parte da didática do projeto, e consiste em cada livro que o aluno lê, ele tem a obrigação de contar a história do livro para a professora. Com isso ele é pontuado e estimulado a ser um bom contador de histórias, pois o aluno que explicar melhor, será o “Campeão Melhor Contador de Histórias”.

Para aqueles que adoram a leitura, não ficarão sem premiação. O “Campeão de leitura” receberá um certificado que será exibido para toda escola. O aluno Alan Mesquita, 11 anos, já leu 67 livros e é o grande favorito para o título de Campeão de leitura. “Adoro ler livros de mistério e aventura, não consigo parar de ler é muito bom. Só descobrir o gosto pela leitura depois do incentivo da professora Luciene”, afirmou Alan.

“Descobrindo que ler não é tão chato, nem difícil, os alunos acabam conhecendo o prazer da leitura e ganhando auto-confiança para ler livros de qualquer estilo”, disse Luciene reafirmando que ler é o melhor remédio.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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