Professora da Unicamp participa de capacitação da rede municipal
Em Aracaju, das 40 escolas de Ensino Fundamental da rede pública municipal, 16 já estão aptas para trabalhar dentro dos novos critérios exigidos pelo MEC, por isso, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realiza até amanhã o curso de capacitação ´Refletindo o Ensino Fundamental de nove anos´, que visa, dentre os objetivos, oportunizar uma reflexão teórico-metodológica junto aos educadores; aprimorar a organização do espaço, do fazer pedagógico e da disposição do uso dos materiais didático-pedagógicos, conforme a especificidade da criança atendida.
O evento também visa discutir com os que fazem as áreas específicas do conhecimento, o processo de alfabetização e avaliação do público que será atendido. Dentre os temas abordados estão ´a infância e a sua singularidade´; ´o brincar como um modo de ser e estar da criança no mundo´ e a ´cultura lúdica e as culturas da escrita na educação da infância´, tema que foi ministrado na manhã de ontem pela professora Dra. Pela Universidade de Campinas/SP, Ana Lúcia G. de Faria.
“É extremamente necessário entender que esses pequenos precisam conviver com outros da mesma idade, para que a brincadeira seja o meio onde o aprendizado vai ser realizado, e isso se dá através da creche. Os pais têm de entender que o contato entre crianças na primeira fase da vida é fundamental, inclusive pela socialização, e que os filhos não devem somente ter contato com adultos, pois são mundos diferentes e o lúdico como aprendizagem já não acontece da mesma forma”, comentou a palestrante.
Ressaltou ainda que como profissionais, os docentes precisam ter claro que lidam com a diversidade e que um dos papéis dos educadores é enxergar que o trabalho vai além da relação entre crianças e professores, sabendo que os pais estão inseridos nesse processo. “Por isso, devemos dar todas as condições para que os nossos alunos tornem-se cidadãos”, frisou a professora Ana Lúcia.
Para a coordenadora de Educação Infantil da Semed, Isis Mota Rodrigues Dantas, a grande importância da capacitação é mostrar aos professores que a política educacional desenvolvida pela rede pública municipal de ensino, já realiza o processo de aprendizagem desde a creche. “Queremos que os nossos docentes tenham a consciência que o carro-chefe da Semed este ano será o desenvolvimento de um trabalho com qualidade do processo educativo, e isso será aprofundado através do programa ‘Horas de Estudo’, que já é desenvolvido pela rede”, salientou a coordenadora.
De acordo com a professora Maria Ivonilde dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, localizada no Bairro América, esta capacitação tem como um dos principais benefícios, o esclarecimento de algumas dúvidas que a mudança na lei provocou. “Creio que depois do curso vou conseguir entender todas as alterações. Além disso, com as palestras e oficinas temos um respaldo para o cotidiano, pois estamos nos atualizando sobre assuntos pertinentes a nossa área de trabalho”, declarou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]