Professora da PUC discutirá política de assistência em Conferência Municipal
A Conferência será aberta às 8h e durante os dois dias serão debatidos variados temas relacionados à política de Assistência. Na tarde da quarta-feira, a secretária Rosária Rabelo, da Assistência Social e Cidadania de Aracaju, fará uma exposição sobre a política de assistência no município de Aracaju. Na quinta-feira os participantes se dividirão em grupos para analisar a Lei Orgânica de Assistência Social e o Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Para participar desta Conferência foram eleitos 70 delegados, dos quais 40 representarão os usuários do sistema de garantias, 10 são representantes do Orçamento Participativo e 20 representantes das Organizações Não Governamentais (ONG’s), cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social. A sociedade civil terá paridade com os representantes governamentais, sendo 40 representando a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e 30 representando a Fundat, Funcaju, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.
Durante a Conferência será feita uma abordagem aprofundada sobre o SUAS, que é o novo modelo de assistência que está sendo implantado em todo o Brasil e visa sistematizar as ações de assistência. “Espero que a sociedade civil possa dar sua contribuição, ter uma participação efetiva”, destacou a presidente do Conselho Municipal de Assistência, Lisandra Vieira.
Todos os delegados foram escolhidos democraticamente por meio de eleições durante as Pré-Conferencias realizadas com os diferentes segmentos que irão representar a sociedade civil na Conferencia Municipal. “Espero que as pré-conferencias tenham servido para que na Conferencia Municipal haja uma discussão mais consciente e que seja um momento de fortalecimento da política de assistência”, revela Luzia Nascimento, membro do Conselho Municipal de Assistência.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]