[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aconteceu até o início da tarde de hoje, quinta-feira, no Teatro Tobias Barreto, a palestra do doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e professor pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, João Francisco Lopes de Lima. Ele desenvolve junto aos professores da rede municipal de ensino o tema ´Ser professor na sociedade do conhecimento: desafios e possibilidades´. João Lima iniciou sua palestra após o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ter dado as boas-vindas aos participantes do evento, juntamente com a secretária municipal da Educação, a professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça.

“Esse ano nossa prioridade será reduzir ainda mais os índices de reprovação e evasão escolares, trabalhando com ênfase o ensino primário”, disse a secretária. João Francisco Lima falou sobre diversos assuntos, todos ligados ao universo profissional dos educadores, a exemplo da responsabilidade do professor com a qualidade de ensino, dos programas de conteúdo e o seu papel no processo de aprendizagem. Enfatizou também, a diferença entre oferecer conhecimento e informação.

“Os pais deixam os seus filhos na escola para que sejam educados da melhor forma possível, então, cabe ao docente inserir esse cidadão na vida pública, ensiná-lo a viver com uma relativa autonomia, proporcionando sentido ao que ele irá aprender”, declarou o palestrante.

Para Marcos Paulo Sobral, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Florentino Menezes, localizada no povoado Areia Branca, área de extensão da capital, o evento dá oportunidade para que sejam discutidos assuntos de interesse dos que fazem a escola, problematizando temas do cotidiano escolar. Marcos Paulo parabenizou a Semed pela iniciativa e afirmou que palestras e ações como o Programa ´Horas de Estudo´ são fundamentais para a formação continuada do profissional

Outra participante da aula inaugural foi a professora do Centro Educacional Ágape, Marise de Araújo, que elogiou a idéia de promover a junção de docentes de várias escolas em um mesmo dia e local, para trocar experiências. “Creio que essa é uma oportunidade que beneficia os professores, já que é possível fazer um intercâmbio entre os que compõem a rede municipal de Educação. Também é um espaço onde podemos ressaltar o compromisso assumido em desenvolver uma educação de qualidade”, lembrou a professora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.