[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de desenvolver um trabalho de fortalecer a governança e discutir as adaptações para nova realidade política estadual do turismo nos 13 municípios que fazem parte do Polo da Costa dos Coqueirais, o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) promoveu uma reunião para discutir o tema com a vista da consultora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (Iadh).

“Vamos trabalhar para fortalecer o capital social dos territórios, a base econômica local e a governança, contribuindo para a construção de alternativas que promovam o desenvolvimento humano”, explicou Patrícia Paixão, consultora do Iadh.

O estímulo à cidadania, ao empreendedorismo e à inclusão social também foram discutidos durante a reunião, bem como abordagem do turismo regional para que o visitante desfrute o Estado por inteiro e não fique apenas em uma cidade. “Uma das grandes dificuldades é inserir a comunidade na transformação do desenvolvimento local, comprometidos com a comunidade e com o desenvolvimento turístico da região”, explicou Patrícia.

A partir de agora, a tarefa dos membros do Polo dos Coqueirais é utilizar os conhecimentos adquiridos durante a reunião para efetivar seus projetos e impulsionar mais reuniões dos conselhos, já que o mesmo encontrava-se quase inativo. “A reunião vem fortalecer a solidariedade e qualificar as ações do Polo, tornando os grupos preparados para assumir suas missões e compromissos com o desenvolvimento local”, disse Joab Almeida Silva, coordenador geral do Prodetur.

A priorização do fortalecimento dos Polos em Sergipe é a finalidade maior dessa reunião, já que existe no Brasil um trabalho integrado com abordagem territorial e inclusão social. “Uma das nossas metas é fazer com que os grupos discutam problemas e busquem soluções sem ter que esperar os governos. Para funcionar bem, tem que ter a gestão compartilhada”, concluiu a consultora.

Polo dos Coqueirais

Em Sergipe, 13 municípios fazem parte do Polo dos Coqueirais: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Estância, Itaporanga d’Ajuda, Idiaraoba, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pirambu, Santa do Itanhy, Santo Amaro das Brotas e São Cristovão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.