[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através do Corpo de Bombeiros, deu início à interiorização da função de salva-vidas. Foi aberta a primeira turma de formação de guarda-vidas civil no interior do Estado. As cidades de Santana do São Francisco e Neópolis terão no fim do mês de julho os seus primeiros profissionais.

O curso, que é uma parceria das prefeituras dos municípios com o Corpo de Bombeiros, foi iniciado no dia 5 de maio deste ano. Após o término das instruções, os participantes serão habilitados a atuar como guarda-vidas civis nas margens de rios, lagos, açudes, tanques e piscinas. O curso tem uma carga horária de 160 horas/aula, com atividades teóricas e práticas.

As aulas foram iniciadas com 15 alunos, que terão acesso a conhecimentos inerentes às disciplinas de primeiros-socorros, relações públicas e trabalhistas, treinamento físico militar, salvamento aquático e mergulho autônomo. Os instrutores envolvidos são membros do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (GMAR).

"A idéia do curso é criar equipes de salvamento aquático ligadas às prefeituras municipais, que atuarão em ambientes aquáticos freqüentados pela população, visto que, o efetivo do Corpo de Bombeiros não pode estar constantemente em todos os lugares para fazer esse tipo de prevenção", explicou o tenente Luciano Queiroz.

Afogamentos

Há vários registros de afogamentos em cidades sergipanas banhadas por rios e a falta de uma prevenção diária nessas áreas pode implicar em mortes. No dia 3 de janeiro de 2008 um grupo de evangélicos foi até o povoado Saúde, na cidade de Santana do São Francisco, para curtir um banho de rio. Um jovem foi arrastado pelas águas, e três colegas, na tentativa de salvá-lo, acabaram indo a óbito juntamente com ele.

"É importante a presença desses profissionais para evitar os afogamentos. É bom lembrar, também, que para se efetuar um resgate é preciso preparo, portanto não é bom arriscar sem ter confiança", orientou Queiroz.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.