Primeira etapa de curso sobre Educação Inclusiva é encerrada
A programação foi iniciada com a dinâmica de aquecimento chamada de “Objeto Precioso”, quando cada participante foi convidado pela psicóloga e especialista em Educação Especial, Marilda N. Almeida, a entregar ao outro algum objeto pessoal de valor. No instante em que houve a troca, a dupla deve que narrar entre si a importância dada ao objeto, em seguida foram feitas novas duplas e novas trocas, e as últimas histórias também foram narradas. A dinâmica foi finalizada no momento em que cada um tentou entregar o objeto que tinha em mãos ao seu devido dono, e explicou a história contada anteriormente.
“Foi um exercício de memorização, para que os participantes fossem convidados a desenvolver a responsabilidade de cuidar bem de algo que é precioso para o outro”, explicou Marilda. Com o exercício, os profissionais puderam fazer uma breve reflexão sobre os cuidados que devem ter ao lidar com as atitudes cotidianas das crianças portadoras de necessidades especiais, bem como das outras crianças na convivência com estas nas salas de aula.
A proposta dos organizadores foi encerrar essa etapa promovendo a integração e a conscientização entre os profissionais, com momentos descontraídos e ao mesmo tempo, reflexivos diante da problemática da inclusão e da adaptação dos PNEE no seu ambiente de trabalho.
“Agora tenho uma nova visão de como devo lidar com a minha aluna portadora de deficiência, me tornei uma profissional mais sensível e disposta a aplicar tudo o que aprendi no curso com as palestrantes, e também com os colegas”, afirmou a professora de ensino infantil Késsia da Costa. Os educadores receberam material com sugestões de atividades lúdicas e recreativas, que possam enriquecer o processo do aprendizado nas escolas.
Palestra no Jardins
O curso “Educação Inclusiva: Realidades e Perspectivas” será ministrado hoje, dia 5, as 19h30, no Colégio Jardins, localizado na Av Min. Geraldo Barreto Sobral, no bairro Jardins, pela especialista em Educação Marilda N. Almeida. O evento será direcionado aos profissionais envolvidos em Educação Especial, entre eles, professores, coordenadores e psicopedagogos da rede municipal de ensino. A proposta provém da Associação Brasileira de Psicopedagogia de Sergipe (ABPP) e tem como objetivo, destacar o papel do psicopedagogo no auxílio ao professor e ao coordenador, no processo de inclusão dos PNEE no ensino regular.[/vc_column_text][/vc_column]
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- Primeira etapa de curso sobre Educação Inclusiva é encerrada – Foto: Walter Martins