[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Assim como os demais estados brasileiros, Sergipe iniciará na segunda-feira, 8, a campanha de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), responsável pela gripe pandêmica registrada no primeiro semestre do ano passado. A imunização ocorrerá em cinco etapas. Nesta primeira, que segue até o dia 19 de março, serão vacinados os profissionais de saúde e a população indígena.
 
De acordo com Sândala Oliveira, gerente de Imunizações da Vigilância Epidemiológica Estadual, somente para estes dois públicos o Ministério da Saúde enviou cerca de 32 mil doses. Com relação aos trabalhadores da saúde, serão imunizados aqueles que, caso sejam infectados pelo vírus, podem comprometer o atendimento à população. “Encaixam-se nesse perfil os profissionais da atenção básica e da rede de urgência e emergência, incluindo os hospitais”, informou.
 
A aplicação da vacina está sendo descentralizada para cada município, ou seja, serão as Secretarias Municipais de Saúde as responsáveis pela execução da campanha. “Mas esse trabalho ocorrerá sob a supervisão da Secretaria de Estado da Saúde [SES], que desde o último dia 1º vem reunindo os representantes dos 75 municípios sergipanos para definir as estratégias”, explicou Sândala Oliveira.
 
Para a imunização dos profissionais da rede de atenção básica, os municípios comprometeram-se em fazer o levantamento das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) que atendem nas unidades locais. “A partir desse levantamento, é que eles vão identificar quais trabalhadores receberão a dose contra a gripe A”, disse a gerente de Imunizações da SES.
 
As doses que serão aplicadas nos profissionais das unidades hospitalares também terão o gerenciamento direto dos municípios onde se localizam os hospitais. No caso da capital, na segunda-feira a Vigilância Epidemiológica de Aracaju estará vacinando os trabalhadores dos hospitais de Urgência Governador João Alves Filho (Huse), Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul).
 
População indígena
 

Também incluída na primeira etapa da campanha, em Sergipe a população indígena se concentra no município de Porto da Folha, onde vive a tribo Xocó. A comunidade é formada por aproximadamente 300 índios. Segundo Sândala Oliveira, todos eles, na faixa etária acima dos seis meses de vida, serão vacinados. “A aplicação será feita pela própria equipe de Saúde da Família que já atende a comunidade indígena”, informou.
 
Demais etapas

 
A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1) começará no dia 22 deste mês e seguirá até 2 de abril, tendo como público alvo as gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos. Conforme orientação do Ministério da Saúde, as mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha.
 
A terceira, voltada para a população de 20 a 29 anos, ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril. Na quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio, serão vacinadas as pessoas com idade acima dos 60 anos. A ação acontecerá no mesmo período da campanha nacional de vacinação do idoso contra a gripe comum. Por fim, a quinta fase buscará atingir a população de 30 a 39 anos entre os dias 10 e 21 de maio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.