Primeira etapa da Olimpíada Acadêmica da rede municipal de ensino acontece sábado
Cerca de 70% dos alunos matriculados se inscreveram para participar da Olimpíada, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da educação pública em Aracaju, estimulando o aperfeiçoamento intelectual através de atividades avaliativas e ao mesmo tempo lúdicas. Isso significa que 2.316 estudantes estarão envolvidos nessa primeira etapa. Um número considerado expressivo pelos organizadores, levando em conta o caráter não obrigatório da inscrição.
Apenas os 50 primeiros colocados na fase inicial – 25 da 4ª série e 25 da 8ª – estarão classificados para a etapa seguinte, programada para o próximo dia 24. Eles vão passar por uma nova rodada de provas, dessa vez objetivas e discursivas. Os dois alunos de cada série com melhor aproveitamento na segunda etapa vão participar da última fase, que será transmitida na TV, como se fosse um programa de auditório. A grande final acontece no dia 1º de dezembro.
Premiação
Os primeiros colocados vão ganhar vários prêmios: 1° lugar: um notebook (além de computador e impressora para a escola); 2° colocado: computador e impressora; 3º colocado bicicleta e pen-drive; 4º colocado: MP4; 5º colocado: um mini-system. Serão oferecidos também kits educativos, medalhas e menções honrosas para os alunos participantes, assim como prêmios para os professores e escolas com maior número de inscritos.
Pelo Direito de Aprender
A Olimpíada é uma das ações previstas na campanha pelo ‘Pelo Direito de Aprender”, lançada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em agosto deste ano. A iniciativa tem como principal meta a melhoraria da qualidade do ensino público municipal, através de uma grande mobilização da comunidade escolar (coordenadores, professores, estudantes e pais), do poder público, da iniciativa privada, das entidades não governamentais e de toda a população.
Outras ações previstas na campanha são a elaboração de uma proposta pedagógica para a educação infantil e classes de seis anos; a melhoria da produtividade do ensino noturno; o estabelecimento de uma grade curricular unificada para a rede municipal; o fortalecimento dos conselhos escolares; a ampliação dos programas voltados à redução da distorção idade-série; a instituição do prêmio Professor Alfabetizador; e a criação da rede de apoio psicossocial para atendimento de alunos com distúrbios de comportamento e aprendizagem.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]