Primeira-dama define diretrizes no combate à exploração sexual em SE
A exploração sexual ainda é um mal que, diariamente, atinge a população sergipana. “Um mal silencioso que normalmente acontece dentro de quatro paredes, mas é responsabilidade de todos nós”, como definiu a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, que vem atuando diretamente no combate a esta problemática. Na manhã desta quinta-feira, 11, Eliane reuniu-se com representantes públicos e privados para definir as devidas diretrizes, buscando alternativas para as pessoas que estão inseridas no contexto da exploração.
A reunião foi pautada nos planos e políticas que o Governo pretende promover em 2011, a fim de combater a rede de exploração sexual no Estado de Sergipe, no eixo criança e adolescente. “Nós já temos todas as informações dessa rede, fizemos um bom diagnóstico. Já está para sair o plano na área do turismo de enfrentamento à exploração sexual no estado. Então, hoje nós temos um embasamento melhor, para entrarmos em programas, criarmos novos projetos de atuação nessa área de violência e abuso sexual”, assegurou a primeira-dama.
O principal debate do encontro esteve relacionado ao programa ‘ViraVida’, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com os demais integrantes do Sistema “S”. O projeto tem como principal intuito capacitar as vítimas da violência sexual, entre os 16 e os 21 anos – que viveram algum tipo de experiência relacionada com violência, abuso sexual, gravidez precoce, dependência química – e inseri-las no mercado de trabalho.
“É importante a participação do Governo do Estado, tendo em vista a importância do assunto a ser tratado. Esse projeto tem o objetivo principal capacitar essas pessoas, que são 100 nesse projeto-piloto, nas diversas áreas de interesse da pessoa, em função da demanda que o mercado busca. Elas vão ser capacitadas durante 9, 10 meses para a inserção no mercado. Vamos trabalhar em dupla via, percebendo e verificando o perfil destas pessoas e as suas necessidades de formação profissional”, explicou o superintendente do Sesi em Sergipe, Acrízio Souza.
Programa ‘ViraVida’
Criado há dois anos e meio pelo Conselho Nacional do Sesi, o projeto já contabiliza 944 jovens e adolescentes atendidos (70% do sexo feminino). Desse total, 306 jovens já foram inseridos no mercado de trabalho. Atualmente o projeto ‘ViraVida’ está implantando em nove cidades de oito estados: Fortaleza, Recife, Natal, Belém, Brasília, Teresina, Salvador, Campina Grande e João Pessoa.
“Os outros estados começaram em 2008 e Sergipe está entrando agora em 2010, mas todos eles têm o mesmo objetivo. Estão em fase de contínua formação de novas turmas, então, à medida que uma turma acaba outra começa, e o objetivo é que isto se torne perene. A palavra principal desse processo todo é parceria. Nós temos todas as instituições parcerias com o mesmo objetivo, são voluntários focados no mesmo direcionamento do projeto”, frisou o superintendente.
No dia 9 de dezembro, acontecerá a primeira capacitação para que os representantes do estado e da prefeitura possam compreender como será realizada a seleção das pessoas atendidas pela primeira turma do projeto. “Agora é botar a mão na prática, ir atrás dessas pessoas, fazer a seleção e mudar a vida. Eu tenho certeza absoluta que tem ‘n’ pessoas que estão na vida da prostituição e que querem mudar de vida, que precisam de oportunidade, e isso tanto o Governo como o Sistema ‘S’ estão abrindo. E que seja a primeira de várias janelas para esse público-alvo”, afirmou a primeira-dama.
Presenças
Participaram também da reunião o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Carlos Augusto Franco; a delegada da Delegacia de Grupos Vulneráveis, Georlize Teles; a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo; e representantes da Universidade Tiradentes, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social de Sergipe (Seides).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Primeiradama define diretrizes no combate à exploração sexual em SE – Fotos: Marcos Rodrigues/ASN