Presidente do BID conhece obras do Monumenta em Sergipe
Investimento social e econômico. Depois de apresentar ao presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o colombiano Luis Alberto Moreno, as estratégias e prioridades do Plano de Desenvolvimento de Sergipe, o governador Marcelo Déda, acompanhado do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, mostrou as obras de recuperação do patrimônio histórico das cidades de Laranjeiras e São Cristóvão. As obras são fruto do programa Monumenta, uma parceria do Ministério da Cultura /Iphan com o Governo do Estado, prefeituras e que recebe recursos do BID. A visita ocorreu no fim da manhã e no início da tarde deste sábado, 26.
A Igreja Sagrado Coração de Jesus, o Casarão de Oitão, onde hoje está situada uma das bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e o Quarteirão dos Trapiches foram os pontos visitados pela comitiva na cidade de Laranjeiras. Até o fim deste ano, o novo campus da UFS será completamente implantado, e o projeto é para que ocupe todo o quarteirão, uma área de 3.231 metros quadrados, cuja estrutura arquitetônica remonta à metade do século 19. O local será dividido em salas de aula, biblioteca, restaurantes e quartos de convivência.
Logo em seguida, a comitiva dirigiu-se a São Cristóvão, para conhecer a Praça São Francisco, candidata ao título de patrimônio cultural da humanidade, o Convento e a Igreja Santa Cruz, o sobrado da antiga Ouvidoria e a Igreja Nossa Senhora Rosário dos Homens Prestos, que já fazem parte das obras restauradas pelo programa. O investimento do Monumenta na cidade já chega a R$ 8,8 milhões.
"Virão mais investimentos para Sergipe. Na segunda quinzena de agosto virá uma equipe para trabalhar com o governador nas questões que acharmos interessantes para o Estado", disse Luis Alberto Moreno.
Para Marcelo Déda, a visita do presidente do BID é muito importante para Sergipe "O BID é um dos parceiros mais importantes do governo do Estado e o Monumenta contribui para recuperar o patrimônio histórico de Sergipe. Hoje, nós estamos discutindo a possibilidade do Monumenta 2 e a inclusão de outros prédios e outros sítios históricos sergipanos. Esse é um programa que não está apenas recuperando prédios, mas devolvendo a vida e a história para as ruas de Laranjeiras e São Cristóvão", declarou o governador.
O financiamento de imóveis privados também tem grande repercussão nas cidades do Monumenta. "Esse é um financiamento inovador e único. Todo proprietário de imóvel em São Cristóvão e Laranjeiras tem direito a este investimento. Quanto mais as pessoas quiserem essa linha de financiamento e investirem na recuperação do seu patrimônio, mais ele será capaz de ser recuperado pelo seu valor simbólico para o país, como pelo ponto de vista econômico, dando retorno para a cidade e para o proprietário", explicou o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.
Programa Monumenta
O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura que recebe financiamento do BID e apoio da Unesco. O programa procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social. Preservar áreas prioritárias do patrimônio histórico, aperfeiçoar sua gestão, estabelecer critérios de prioridades de conservação e estimular a utilização econômica, cultural e social das áreas em recuperação no âmbito do projeto.
Atualmente, 26 cidades participam do Programa, todas elas escolhidas de acordo com sua representatividade histórica e artística, e a urgência de recuperação do patrimônio.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Presidente do BID conhece obras do Monumenta em Sergipe – Foto: Jorge Henrique/ASN