[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Saumíneo Nascimento, visitou nesta quarta-feira, 27, as obras de restauração arquitetônica do antigo prédio do Atheneuzinho, localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, no centro de Aracaju. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Ítalo Ferreira, 79 operários estão trabalhando no local, realizando os serviços de reforma e restauração do prédio histórico, construção de alguns espaços, urbanização e estacionamento.

Após as reformas, serão instalados no local o Instituto Banese e o Banese Cultural, espaços que irão abrigar todo o acervo da cultura sergipana de forma digital. De acordo com o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, o Atheneuzinho será transformado em um importante centro de referência no resgate da memória cultural e de inovações tecnológicas a serviço da arte sergipana.

“Recuperar o Atheneuzinho, um dos principais patrimônios arquitetônicos de Aracaju, e transformá-lo em um grande centro de lazer e de cultura, que dará a dimensão exata da riqueza cultural do Estado de Sergipe, é um compromisso do Governo Marcelo Déda com os sergipanos”, disse Saumíneo Nascimento.

Durante a visita, os engenheiros responsáveis pela obra explicaram que os trabalhos de reforma e construção, além da instalação dos equipamentos necessários ao funcionamento do Banese Cultural, que será gerido pelo Instituto Banese, deverão estar concluídos até o final deste ano.

Histórico

Tombado pelo Governo do Estado em janeiro de 1985, o prédio conhecido como Atheneuzinho foi inaugurado em agosto de 1926, no governo de Graccho Cardoso, para abrigar o Colégio Atheneu Dom Pedro II – principal centro de formação educacional do Estado na primeira metade do século passado.

Em 1951, com a inauguração do novo prédio do Atheneu, o local passou a sediar a Escola Técnica do Comércio. Em seguida, funcionaram no prédio repartições públicas, como o Arquivo Público e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur). De 1975 a 1996, o espaço sediou a Secretaria de Estado da Educação (SEED). De lá para cá, o prédio ficou fechado e se encontrava em alto grau de deterioração.

O presidente do Banese esteve no Atheneuzinho acompanhado pelo diretores do banco Edson Caetano, de Crédito de Desenvolvimento, e Carlos Alberto Tavares, de Crédito Comercial. Eles foram recebidos pelos engenheiros responsáveis pela obra, Alberto Abreu, coordenador, e Ítalo Ferreira, e pelos diretores do Instituto Banese Edson Pereira Lima, presidente, Izabel Maria Santana de Freitas, diretora Administrativa e Financeira, e Ézio Déda de Araújo, diretor de Programas e Projetos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.