[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para refletir sobre o papel que a imprensa brasileira desempenha na sociedade, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 1º de junho, uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Aracaju para celebrar o Dia da Imprensa, comemorado em 1º de junho. A propositura foi requerida pelo vereador Elber Batalha, que convidou o diretor-presidente da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Luiz Eduardo Oliva, para falar sobre o tema.

Oliva falou sobre a história da imprensa citando Gutemberg que criou o prelo (instrumento rudimentar que processava a impressão com caracteres móveis), passando pela criação do Recompilador Sergipano (1832), primeiro jornal de circulação no Estado, até chegar ao papel desenvolvido pelo Diário Oficial, órgão que dirige, constituindo em sua participação na tribuna uma verdadeira aula sobre a história da imprensa.

Segundo o presidente da Segrase, sem a imprensa não há democracia, já que ela cumpre o papel fundamental de tornar públicas as questões de interesse da sociedade. Oliva destacou ainda as mudanças porque passou o Diário Oficial de Sergipe, que deixou de reproduzir apenas as publicações dos atos do Estado e inclui também a divulgação de notícias sobre as ações do Governo do Estado, numa prestação de contas que torna a leitura do jornal mais atrativa.

“O Diário Oficial deve ser lido sempre pela população. Este é o papel do principio da transparência”, considerou. Também participaram da sessão o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor), George Washington; o presidente da Associação Sergipana de Imprensa (ASI) Bemvindo Sales; e o presidente do sindicato dos Radialistas de Sergipe Fernando Cabral.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.