Presidente da Fundação Renascer e Sindasse discutem reivindicações da categoria
A diretora-presidente da Fundação Renascer, Antônia Menezes, juntamente com o coordenador Jurídico da entidade, Marlos Bulhões, recebeu na manhã desta quinta-feira, 5, o presidente do Sindicato dos Agentes Socioeducativos (Sindasse), Valteno Marques, o vice-presdiente Sidney Guarani e o segundo secretário Valdyson Bastos, para discutir a pauta de reivindicações da categoria.
O encontro decorreu como continuidade da reunião realizada na Secretaria de Estado da Inclusão (Seides) no último dia 20 de junho, onde ficou acordado que o Sindasse apresentaria oficialmente o seu pleito. O ofício foi protocolado na sede da Fundação na quarta-feira, 4, e uma cópia entregue nesta quinta-feira, 5, em mãos. Ao final da reunião, Antônia Menezes falou sobre o resultado do encontro e reafirmou estar aberta ao diálogo com qualquer sindicato representativo de classe.
“A gente vem acompanhando ao longo desse último mês e meio o Sindicato dos Agentes Socioeducativos fazendo algumas reivindicações, porém só hoje a gente conseguiu realmente receber uma pauta. Recebemos os representantes para discutirmos a mesma, onde o Sindasse fez algumas intervenções quanto a estrutura e funcionamento, reconhecendo os avanços e apontando outros a serem atingidos nas unidades de medidas socioeducativas”, informou a presidente.
Considerando que a Fundação Renascer é vinculada a Secretaria de Inclusão e ao Governo do Estado, a presidente solicitou ao Sindasse o prazo até a segunda quinzena de agosto se comprometendo em analisar cada um dos itens para verificar o que é possível atender a curto, médio e longo prazos. Ela ressalta ainda que dentre os pontos apresentados encontram-se alguns que já vem sendo discutidos, a exemplo do Plano de Cargos e Vencimentos, direito a triênio e licença prêmio, retorno de agentes em desvio de função, entre outros.
“Foi extremamente importante a discussão entre a gestão e os representantes da categoria. Foi produtiva e creio que esse é o caminho. O Brasil inteiro, com o advento da Lei 12594/12 que implementou o Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), está discutindo a reestruturação do atendimento socioeducativo, inclusive com a elaboração, nacional e estadual, de um plano decenal de atendimento prevista para o biênio 2012/2013”, concluiu a presidente.
Os líderes do Sindasse também reconheceram a importância desse encontro. “Há pelo menos cinco anos que a categoria precisava ter tido uma reunião como essa. Diversos pontos foram debatidos como a legalidade do trabalho do agente, problemas salariais, falta de reajuste como todos os servidores públicos, mas a nossa categoria precisa ser vista com um olhar diferente pelo governo do Estado, por ser um trabalho muito estressante. Precisam ser vistas as questões da estrutura das unidades, as condições de trabalho de um modo geral e outros anseios da categoria”, disse o presidente Valteno Marques.
O vice-presidente do Sindasse, Guarany, arrematou dizendo que foi um encontro proveitoso. “Eu creio que a reunião foi bem produtiva. Nós agora assumimos o compromisso de na segunda quinzena de agosto voltarmos a nos reunir pra ver dos pontos que foram colocados aqui o que nos podemos construir efetivamente a partir desse encontro”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Presidente da Fundação Renascer e Sindasse discutem reivindicações da categoria – Fotos: Ascom/Fundação