Presidente da Emsurb representa o prefeito em inauguração da nova unidade da Fafen
A Fafen, antiga Nitrofértil, foi inaugurada em 6 de outubro de 1982, sendo incorporada à Petrobras em 1993. Depois de passar por um processo de modernização, a fábrica passou a produzir diariamente 1.800 toneladas de uréia e 1.250 toneladas de amônia, dois dos mais importantes fertilizantes utilizados na agricultura. O valor anual investido na Fafen subiu de R$ 1,5 milhão em 2003 para mais de R$ 100 milhões em 2007.
“A mensagem que a Prefeitura de Aracaju quer externar nesse momento tão importante é de agradecimento pelo papel que a Fafen tem exercido no nosso Estado. Esses 25 anos têm um significado todo especial. A Fafen contribuiu enormemente para o desenvolvimento econômico de Sergipe e não parou de crescer, de prosperar”, destacou Sílvio Santos.
Durante a inauguração, o presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, também falou da importância da fábrica para o Estado. “A Fafen orgulha Sergipe. Por isso, agora como integrante do Comitê de Negócios da Petrobras, vou continuar defendendo investimentos nas áreas de petroquímica e fertilizantes, particularmente na Fafen”, garantiu Durtra, depois de lembrar momentos importantes da história da indústria, a exemplo do período em que ela quase foi privatizada.
O presidente da Fafen, Rosildo Silva, frisou o valor da Fafen para a agricultura brasileira. “O agronegócio hoje é responsável por 35% dos empregos, 42% das importações e 1/3 do PIB do país. É importante lembrar que os fertilizantes que produzimos são indispensáveis para esse setor”, disse.
Nova Unidade
A nova unidade de granulação de uréia da Fafen é a primeira do Brasil. Com ela, a fábrica passa a produzir um tipo de fertilizante de alto valor agregado, que antes tinha que ser importado: a uréia granulada. O produto é resultante de um processo de aumento do diâmetro (“engorda”) dos grãos da uréia perolada, o que garante menor liberação de nitrogênio, maior dureza do grão e menor segregação quando a uréia é misturada a outros fertilizantes.
“No aniversário da Fafen, ao invés de receber presentes, é ela que presenteia o Estado com essa unidade, que significa mais empregos, mais produção, mais impostos e mais riqueza para Sergipe. Dessa maneira, essa fábrica, que cresce a cada dia, vai continuar contribuindo para que Sergipe tenha o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capta do Nordeste”, disse o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, que na solenidade representou o governador Marcelo Déda.
Além dos funcionários da Fafen, também estiveram presentes à inauguração o ex-governador de Sergipe e ex-presidente da Nitrofértil, Seixas Dórea; o gerente executivo de petroquímica e fertilizantes da Petrobras, José Lima de Andrade Neto; o gerente geral da Unidade de Negócios da Petrobras em Sergipe e Alagoas (Unseal), Eugênio Dezen; a prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral; os superintendentes da Caixa Econômica Federal (CEF), Gilberto Occhi, e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Saumíneo Nascimento; os deputados estaduais Francisco Gualberto e Iran Barbosa; e os secretários municipais Rômulo Rodrigues (Participação Popular) e Carlos Magno (Fundat).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]