[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta terça-feira, 21, o presidente da Cohidro foi até o município de Tobias Barreto, distante 132 quilômetros da capital, para conhecer os trabalhos realizados pela companhia no perímetro Jabiberi e ver de perto como a população se beneficia com essas ações. O presidente Mardoqueu Bodano foi acompanhado pelos diretores da instituição, João Quintiliano, Hélio Sobral e Aristóteles Fernandes.

A principal função do Jabiberi é a produção leiteira. O perímetro virou pioneiro no Estado na aplicação do projeto “Balde Cheio”. Bodano ficou entusiasmado ao ver os resultados e relembrou que o programa foi lançado em 2009, transformando a vida de cerca de 80 produtores.  “Fico feliz em saber que antes deste projeto os produtores familiares produziam 20 litros de leite por dia, quando hoje a produção é de 200 litros diários”, comentou, acrescentando que esse projeto é uma parceria entre a Cohidro e o Sebrae, que atuam para melhorar toda a cadeia produtiva do leite na região.

Durante a visita, o presidente ressaltou o trabalho realizado pelo governo do estado no perímetro com o objetivo de melhorar a manutenção do abastecimento de água da população, assim atendendo às necessidades dos produtores rurais. “Quem vê isso funcionando a todo vapor não lembra que o perímetro passou mais de 20 anos sem ser revitalizado. O governador atual investiu aqui R$ 2,4 milhões na recuperação”, destacou Bodano. O presidente também informou que, após a substituição do antigo sistema para o novo, solucionou o problema do desperdício de água e os agricultores puderam viabilizar cultivo em suas áreas loteadas e ter mais renda.

O diretor do perímetro, José dos Reis Coelho, falou da importância da visita do presidente. “Tê-lo aqui é a prova da preocupação dos nossos dirigentes com as atividades do perímetro, que de uma de forma efetiva tem contribuído para a continuidade e a melhoria das atividades junto a secretaria de Agricultura e o governo do estado”, concluiu Coelho, frisando que o Balde Cheio visa essencialmente dar ao pequeno produtor de leite uma vida digna.

Balde Cheio

O projeto Balde Cheio tem como propósito transferir novas tecnologias para os pequenos proprietários rurais, ensinando-os a gerenciar melhor seu negócio e aumentando a oferta de lucratividade em seus lotes.

O ‘Balde Cheio’ é uma parceria entre a Embrapa, Cohidro e Sebrae que objetivam melhorias à renda do produtor ao adotar técnicas de manejo da pastagem do gado, de modo que haja uma maior rentabilidade.

Denominado pastejo rotacionado, o método reduz os custos da produção com a utilização depastagem na nutrição do gado. O manejo e o poder vegetativo do capim são facilitados e ele vegeta com mais rapidez, produzindo folhagem de qualidade para os animais. Antes os produtores criavam o gado em seus terrenos de forma dispersa, dificultando uma oferta constante do alimento.

Ao aderir ao projeto, em pouco tempo os produtores do povoado Agrovila viram sua produção diária de leite crescer de 30 para 50 litros. Hoje tanto faz agora como no verão, o capim é uma coisa só, não falta. Muitos deles não podiam criar mais do que quatro vacas, mas hoje já possuem cerca de 10.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.