[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), Mardoqueu Bodano, desde que assumiu a presidência da instituição percorreu os seis perímetros administrados pela companhia. A última visita desta primeira etapa aconteceu na manhã desta sexta-feira, 30, no perímetro Jacarecica I, em Itabaiana, juntamente com os diretores da instituição.
 
Em dois meses, o presidente da Cohidro vivenciou e conheceu a importância de cada perímetro para o Estado. “O produtor irrigante tem 365 dias de colheita graças ao trabalho realizado pelo Governo através desses perímetros”, comentou Mardoqueu, acrescentando que cerca de 10 mil agricultores são beneficiados e levam alimentos para a mesa dos sergipanos.

Para o presidente, os perímetros desenvolvem um papel de fundamental importância na produção de alimentos que abastecem as feiras livres, Ceasas e agroindústrias de Sergipe e  também dos estados vizinhos. “Isso é um fato que vem contribuindo de forma essencial, segundo o Dieese, para que a cidade de Aracaju seja considerada a capital com a cesta básica mais barata do país”, comemora Bodano.

Durante a visita, o coordenador do perímetro, Adilson Santos Rodrigues, expressou a importância da visita do presidente ao local. “Quando recebemos a notícia que ele nos visitaria tivemos a certeza que ele chegou para trabalhar pela nossa gente, conhecer nossos projetos e ver de perto nossa produção que só esse mês foi de 100 toneladas de amendoim, fora as outras hortaliças”, informou Adilson.
 
Mardoqueu Bodano disse ter ficado muito contente e mais entusiasmado para trabalhar quando recebeu a informação de que a cada 10 hortaliças que o sergipano consome, sete saem dos perímetros irrigados pela Cohidro. “Em 2010 foram cerca de 70 mil de toneladas que os agricultores colheram”, explicou ele, informando que a receita da comercialização desses produtores foi aproximadamente R$ 72 milhões. “Esse valor evita o êxodo rural e o estado, através da Cohidro, gera emprego e renda ao homem do campo”, concluiu Mardoqueu.

Perímetro Jacarecica I

O perímetro é constituído por 130 lotes de dois hectares cada um, totalizando aproximadamente 282 hectares. Correspondente à área adquirida pela Cohidro em 1985, o perímetro assenta 124 famílias, portanto, 124 unidades produtivas, correspondendo a uma área de 248 hectares. Assim, a área líquida irrigável do perímetro foi reduzida para 252 hectares, considerando-se os dois lotes destinados à pesquisa agrícola.

Jacarecica irriga a produção de abobrinha, aipim, hortaliças folhosas, amendoim batata doce feijão vagem, feijão de corda, maxixe, pepino, pimentão, quiabo, repolho, salsa, tomate, pimenta e milho verde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.