[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Numa solenidade realizada no auditório professora Maria Hermínia Caldas, no anexo II do Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seed), as três escolas estaduais e uma municipal receberam o Prêmio Gestão Escolar de 2012. Durante o evento, a secretária adjunta da Educação, professora Hortência Araújo, representou o secretário Belivaldo Chagas. “Trago os parabéns do secretário Belivaldo a todos os gestores, equipe diretiva e comunidade escolar”, disse a secretária.

A primeira colocada foi o Colégio Estadual General Djenal Tavares de Queiroz, que fica no município de Moita Bonita. Em segundo lugar ficou a Escola Estadual Professor Valnir Chagas. Duas unidades escolares empataram na terceira colocação: o Colégio Estadual Maria das Graças Moura, de Itabi, e o Colégio Municipal Josué Passos, de Ribeirópolis. De acordo com a coordenadora estadual do Prêmio Gestão Escolar, Maria Gerinalda Lima, 208 unidades de ensino se inscreveram, sendo que 69 foram pré-classificadas e dessas, 12 foram classificadas para a etapa final.

A professora Hortência Araújo lembrou que a premiação busca valorizar e motivar as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade. O Prêmio Gestão Escolar foi criado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com entidades que apoiam o fomento da educação no Brasil. “O gestor tem desafios todos os dias. É recomendado fazer o planejamento escolar amplo e eficiente, não ficando apenas na elaboração do calendário escolar”, disse.

Cidadão

A professora Hortência Araújo disse que o aluno é o foco principal de todas as ações realizadas pelo Governo de Sergipe. “É por isso que a Seed não mede esforços para motivar e valorizar os profissionais da educação e os nossos alunos. Queremos uma escola pública que prepare o aluno para ser um homem de bem, capacitado para entrar no mercado de trabalho”, afirmou.

Solenidade

A solenidade teve início às 15 horas. O Hino Nacional tocado no violino pela aluna Bardene de Jesus, do Colégio Djenal Tavares de Queiroz, emocionou os presentes. Logo em seguida, alunos do mesmo colégio realizaram uma apresentação artística na qual prestaram homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.

Durante a solenidade, a diretora do Departamento de Recursos Humanos da Seed, Sandra Coelho, ministrou uma palestra com o tema Gestão de Qualidade. “Vocês têm uma responsabilidade muito grande. O educador é como uma artista que pega a massa e faz uma obra de arte. A coragem é a principal característica de um líder; ele não trabalha sozinho. Existe uma diferença entre o líder e o chefe. Não se deve temer o líder; ele deve se impor pelo respeito, coragem e determinação, e não pela força ou punição”, disse.

Experiência

Sandra Coelho disse também que trabalhar a excelência na educação é essencial, “pois a educação é a base de todas as outras profissões. Todos vocês que participaram desse prêmio são vencedores”, ressaltou.

A diretora do Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, vencedor em primeiro lugar, professora Maria Lenice de Lima, fez um relato da sua passagem pelos Estados Unidos. Ela participou de um intercâmbio educacional em uma escola pública norte- americana.

“Foi uma experiência maravilhosa. Conhecemos uma realidade moderna, inovadora e avançada. Aprendemos muitas coisas, e na medida do possível, procuramos colocar em prática dentro da nossa realidade”, disse. Segundo ela, o sistema educacional americano é descentralizado. “Cada distrito organiza o seu próprio currículo e toma suas decisões”, disse. Em 2014 será a vez de os brasileiros retribuírem a hospitalidade recebendo os diretores americanos que irão conhecer as boas práticas da gestão educacional brasileira.

Logo após a palestra da professora, aconteceu um debate entre membros do Comitê Estadual de Avaliação e as diretoras Maria Lenice Barreto, do Colégio Djenal Tavares de Queiroz; Adenilde Nascimento Araújo, da Escola Estadual Valnir Chagas, e Maria das Graças Albuquerque Melo, do Colégio Estadual Professora Maria das Graças Moura. O debate foi coordenado pela professora Givalda Zuleide Oliveira Amorim, representante da Asplan/Seed. Finalizando a solenidade, as escolas vencedoras e classificadas receberam a premiação: troféus e certificados de Menção Honrosa.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.