[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na segunda-feira, 9, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) receberá o Prêmio Socioambiental Chico Mendes. A solenidade ocorrerá em São Paulo, no Clube Sírio-Libanês, onde estarão reunidas autoridades de outras organizações de todo o Brasil, que também serão premiadas pelo Instituto Chico Mendes. Este é o segundo ano consecutivo que a Deso é selecionada. Na edição 2013, a empresa conquistou o reconhecimento pelo Projeto Técnico Socioambiental – PTSA, focado na diminuição do impacto relacionado às obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Aracaju e sede do município de Barra dos Coqueiros.

Com o investimento de R$ 600.480,00, oriundo de recursos disponibilizados pelo Governo Federal e repassados pela Caixa Econômica Federal, a Companhia de Saneamento implantou um conjunto de ações derivadas do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, integrado à ampliação do sistema de esgotamento sanitário. O modelo inovador desenvolvido em Sergipe foi aprovado para Certificação Nacional graças ao empenho da equipe da Gerência Socioambiental (GESA) – célula da Deso envolvida com a mobilização social. Foram realizadas 3.316 atividades, com a participação de 19.522 pessoas até março de 2013.

Todo o desenvolvimento do PTSA é movido por seminários, apresentações teatrais temáticas, oficinas e palestras de educação ambiental, produção e distribuição de panfletos educativos pautados no tratamento e uso racional da água, além de visitas domiciliares e às Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Foram realizadas parcerias com o Ministério Público da Barra dos Coqueiros, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, Associação de Moradores e Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.