[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No início da manhã de sábado, uma ação coordenada pela Prefeitura de Aracaju envolvendo diversas secretarias municipais deu prosseguimento aos propósitos do projeto Moradia Cidadã, removendo moradores das palafitas da Coroa do Meio e instalando-os em casas alugadas pela prefeitura no próprio bairro. Paralelamente, a PMA também promoveu a remoção dos moradores que já ocupavam casas alugadas para as suas residências definitivas construídas recentemente pela administração municipal.

“Esta é uma ação onde vamos levar cerca de 50 famílias para suas casas definitivas e transferir outras 40 famílias para casas locadas pelo município. Nossa estimativa é concluir a construção de mais 30 unidades habitacionais até o fim do mês”, explicou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari, que acompanhou toda operação durante a manhã de sábado.

A ação se deu em duas frentes: a primeira contou com a participação da Secretaria Municipal de Planejamento e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania com o respectivo cadastro previamente feito com os moradores. Num segundo momento, toda uma logística foi montada envolvendo Emsurb, Emurb, SMTT, Secretaria de Participação Popular e Guarda Municipal para viabilizar a remoção da mudança para os respectivos destinos.

“É um sonho. Não estou acreditando que vou deixar este barraco que já está praticamente desabando. Já estava preocupada em onde colocaria meus filhos”, disse a dona de casa Maria Aparecida da Silva Santos, mãe de quatro filhos, que chegou a se emocionar quando a assistente social bateu à sua porta.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosária Rabelo, esta é uma medida de elevado alcance social que está incluída no projeto de reconstrução urbana. “Essa é a meta traçada pelo prefeito Marcelo Déda dentro do programa Moradia Cidadã que prevê, além das intervenções urbanísticas, toda uma preocupação social envolvendo esses moradores que se encontravam em situação de penúria”, disse a secretária.

SONHO REALIZADO
No outro extremo da ação, o casal José Paulo dos Santos e sua esposa Silvaneide dos Anjos, que estavam numa casa alugada pela prefeitura, receberam a chave de sua nova residência e demonstravam grande alegria. “Ainda não caiu a ficha. Saímos de uma situação muito difícil e agora estamos numa casa de verdade”, declarou José Paulo.

Da mesma forma, a dona de casa Rosilene dos Santos afirmou que sua preocupação diminuirá a partir de agora com os seus quatro filhos. “Parece coisa de novela. Estava num barraco com goteiras e ratos andando praticamente por cima de nós e agora estamos numa casa novinha”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.