[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), acaba de lançar o CD ´Vozes e Toques sergipanos: forró, toada e aboio´. A proposta do projeto é apresentar músicos que não são conhecidos do grande público, que culminou em um registro mais do que musical. É um verdadeiro registro histórico, carregado da mais pura e autêntica tradição nordestina.

“É um projeto inovador, totalmente gravado in natura”, afirma o prefeito Edvaldo Nogueira na dedicatória do CD. “Trata-se de uma coletânea de artistas sergipanos, registrados ao vivo nos recantos habitados por esses artistas. Foi gravado no meio do mato, em casas de taipa, nada foi gravado em estúdio”, revela o diretor de Difusão Cultural da Funcaju, Alisson Couto.

A idéia nasceu sob a tutela do cineasta belga Damien Chemin, nascido em Bruxelas e formado em Londres. No ano passado, ele veio ao Brasil filmar o longa metragem ´Lampião: Sonhos de Bandidos´. A experiência de gravar em Sergipe levou Damien a se apaixonar pela cultura do Estado e foi seu primeiro contato com a música de raiz. Paralelo ao filme, o cineasta rodou quase todos os municípios de Sergipe e levou a gravação para o ambiente do artista.

“O CD vem levar ao grande público artistas que não são de massa. Sergipe sempre teve uma identidade, mas ficou a procurar outra na gaveta. Esse CD reitera um leque de maravilhas genuinamente sergipanas. É garimpo da nossa cultura, que estava lá nas casa de barros. Claro que temos cantores conhecidos como o Erivaldo de Carira, mas ao mesmo tempo artistas como a cantora Valdilécia ou as crianças Inguinho e Lulinha talvez não ganhassem os holofotes da imprensa”, pondera Alisson.

O CD faz parte de uma série de ações voltadas à música regional nordestina, que incluem o Forró Caju, o Fórum de Forró e a Orquestra Sanfônica, que já é a maior do país, com 30 participantes. “É um sonho do prefeito Edvaldo Nogueira trabalhar nesse segmento, gerando assim todo um mercado para os sanfoneiros, além de formação e capacitações para os músicos” comenta.

Foram prensados inicialmente 2 mil cópias do CD que terá sua distribuição gratuita nos pontos culturais e instituições de ensino

Forró, toada e aboio

O forró é uma expressão festiva. Uma sucessão de ritmos: baião, xote, xaxado. Sempre foi uma demonstração de que o povo nordestino, apesar da opressão e das privações materiais que sofre, não abdica da liberdade, da alegria de viver e do conviver festivo.

Já a toada é uma modalidade de canção apreciada no mundo rural, que marca principalmente as festas de vaquejadas. Cantada em duas vozes, o tema preferecialmente é o amor. No CD, é cantada por duas crianças de 5 e 6 anos.

O aboio é uma das expressões musicais do sertão sergipano, onde reinam os vaqueiros na lida com o gado. É como uma canção de ninar da boiada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.