[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante o I Seminário “Transparência, Controle e Fiscalização na Lei de Responsabilidade Fiscal”, realizado na cidade de Própria, o prefeito Marcelo Déda, que foi um dos palestrantes, explicou como medidas de controle interno podem promover a redução de despesas operacionais, a exemplo da redução de custos de obras alcançando percentuais próximos a 20%.
Déda explicou que, no caso específico das obras, foi promovida uma mudança radical no processo de licitação. Ao invés de se convidarem apenas algumas empresas, ocorreu uma maciça divulgação, inclusive na Internet, e a distribuição de um número maior de cartas-convite e comunicados oficiais ao Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia – Crea, e ao Sindicato da Construção Civil.
“Com isso nós equilibramos a disputa, oferecendo condições às empresas que nunca tinham participado das licitações. O resultado prático é que nas cerca de 40 obras que estão sendo realizadas em Aracaju, conseguimos uma significativa redução de custos e ampliamos o mercado com a participação de aproximadamente 20 empresas, ao invés de três ou quatro”, explicou Déda.
O prefeito complementou afirmando que esta redução de custo não implica em diminuição da qualidade das obras, que passam por um criterioso controle durante sua execução, visando assegurar a funcionalidade, eficiência e durabilidade.
“Esta é uma medida técnica que possibilita excelentes resultados práticos, já que com essa redução de custos proporcionada por uma disputa mais aberta e transparente, a cada cinco obras realizadas conseguimos economizar o suficiente para realizar mais uma, o que pode ser constatado pelo número de serviços realizados em absolutamente todos os bairros da capital”, disse.
Na oportunidade, o prefeito de Própria e presidente da Associação dos Municípios do Baixo São Francisco, Renato Brandão, fez questão de ressaltar a importância do evento que possibilita o intercâmbio e a troca de experiências entre os administradores. “Esta é uma oportunidade ímpar que estamos tendo de adquirir conhecimentos e trocar idéias graças à iniciativa do Tribunal de Contas e de políticos como o prefeito Marcelo Déda, que desde o mandato parlamentar, em Brasília, já era uma referência nas discussões sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal. Agora estamos vendo porque”, disse Brandão.
Finalizando, o prefeito Marcelo Déda falou que este é um dos avanços contemplados pela LRF, já que pretende estimular a melhor gestão dos recursos públicos, possibilitando a realização de maiores benefícios para a população. Em seguida, Déda apresentou a secretária de Controle Interno, Mônica Maciel, e disponibilizou a todos os prefeitos as informações que considerarem necessárias, além de convidá-los a conhecer a estrutura e todas as funções da secretaria.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.