[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A SMS – Secretaria Municipal de Saúde -, por intermédio da coordenadoria de saúde bucal, divulgou ontem, dia 24, o balancete do mês de junho no que se refere aos atendimentos em saúde bucal.
Foram realizados 63.798 procedimentos nas diversas unidades de saúde da rede municipal, creches e escolas, sendo que, 41.478 foram feitos através dos profissionais do PSF – Programa de Saúde da Família – e 22.320, pelos odontólogos vinculados à rede municipal.
A secretaria informa ainda que 697 pessoas completaram o tratamento bucal no mês de junho e 344 foram visitadas em domicilio. 429 usuários procuraram o atendimento de urgência das unidades.
“Os estudos estão demonstrando o quanto o atendimento odontológico está crescendo em Aracaju. Estamos cada vez mais ampliando nossa oferta no sentido de garantir um atendimento de qualidade, principalmente na prevenção”, diz Ana Márcia Menezes de Oliveira, coordenadora de saúde bucal do município.
A restauração ainda continua sendo a atividade mais exercida pelos profissionais da saúde bucal, seguido da extração dentária (exodontia) e tartarectomia, esse último, tratamento de cálculo dental que causa irritação na gengiva devido ao acúmulo de bactérias.
As principais unidades que apresentaram os maiores índices de atendimento são o Centro de Saúde Augusto Franco (conjunto Augusto Franco) com 1.803 procedimentos, seguido do Francisco Fonseca (bairro 18 do Forte), 1739, e Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos) com 1521. Vale lembrar que esses números mostram os atendimentos dos dentistas da rede municipal sem contar com os do PSF.
No conteúdo do programa de saúde bucal também estão inseridas palestras educativas, atendimentos em grupos e aplicação de flúor, procedimentos preventivos a atendimentos especializados a grupos de risco.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.