[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Emurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos -, realiza diariamente os serviços de jardinagem e plantio de mudas em diversos logradouros públicos da capital, dentro do objetivo traçado pela atual administração de ampliar as áreas verdes da capital.
Os serviços de replantio, ampliação e manutenção de jardins são administrados pela Coordenadoria de Horto e Apreensão de Animais, e utilizam cerca de 3.000 mudas diariamente para a ornamentação de praças, canteiros, rótulas e jardins em toda a cidade.
Segundo o coordenador de Horto e Apreensão de Animais, Ademilson Vieira, só no projeto de paisagismo da avenida Tancredo Neves, foram utilizadas cerca de 17.000 mudas de diversas espécies. A praça General Valadão, no Centro, contou com a utilização de 3.000 mudas de plantas ornamentais, e nas rótulas do Bugio foram plantadas 10.000 mudas que conseguiram transformar o panorama do local e estão sendo cuidadas, inclusive, pelos próprios moradores que aprovaram a mudança na paisagem.
Para Ademilson, a participação da população é fundamental para a ampliação e manutenção dos espaços verdes na cidade. “O engajamento dos moradores é algo fundamental para o sucesso destas iniciativas”, destacou.
Ele chamou a atenção para as mudanças ocasionadas pelo paisagismo em diversos locais, a exemplo da rótula da avenida Hermes Fontes, que antes era um local ocioso e que não atraía os moradores e, hoje, é um ponto que reúne os moradores nos finais de tarde, acompanhados de suas crianças, transformando-se num local de socialização.
O coordenador explicou que no trabalho de ajardinamento são utilizadas espécies vegetais ornamentais e as xerófitas que são plantas resistentes ao sol. Entre as espécies mais utilizadas na ornamentação da cidade estão: zínia, paget, bambuzinho, zebrina, onze horas, hibisco, cabriteira, espirradeira, pincel, vinagreira, dentre outras.
“Todas estas mudas utilizadas tanto na arborização quanto no ajardinamento, são produzidas em nosso próprio horto-florestal localizado no parque da Sementeira, em anexo à sede da Emsurb”, explicou Ademilso Vieira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.