Prefeitura realiza concretagem da primeira fase da superestrutura do viaduto do DIA
O engenheiro civil da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, José Henrique Rodrigues, explica que o concreto é despejado do caminhão betoneira em uma bomba, que, através de um mangote, lança o material nas formas de madeira dispostas no vão central e escoradas por uma estrutura metálica.
“Quando esse trabalho é concluído, as formas e a estrutura metálica são retiradas. É aí que o viaduto aparece. O trabalho de concretagem já foi realizado na ´alça I´, que fica ao lado do terreno da Igreja Universal, e agora está acontecendo na superestrutura. Na alça, as formas e as escoras estão acabando de ser removidas”, conta José Henrique. Segundo ele, depois disso, ficam faltando apenas os retoques e o asfaltamento.
O concreto, que vem de uma usina, atende às especificações do projeto. A resistência, por exemplo, é a solicitada pelo engenheiro responsável pela obra. A qualidade do material empregado, bem como a dos serviços executados, é constantemente alvo de vistorias. “Cada etapa é fiscalizada pela equipe de engenheiros, para que tudo ocorra como está previsto no projeto”, diz José Henrique, que durante todo o dia vai acompanhar a concretagem do vão central.
De acordo com ele, o andamento da obra não está sendo prejudicado significativamente pelo período de chuva e o cronograma está sendo cumprido. Desde que os trabalhos começaram, já foram executadas 304 estacas, 35 blocos, 2 blocos de encontro e 54 pilares. Conforme anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira durante visita ao canteiro de obras, a previsão é que o viaduto fique pronto no fim do ano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]