[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Seguindo uma tendência mundial, a Prefeitura de Aracaju está investindo na divulgação do software livre, ou seja, programa com códigos abertos. Com a criação do Colegiado de Informática, instituído pela Lei 2.960/2001 e pelo Decreto nº 52/2002, foi dado um passo importante nessa direção, que permite a democratização do processo cultural e tecnológico de produção de programas de computadores.

Agora, a Semad – Secretaria Municipal de Administração – e a Fundat – Fundação Municipal do Trabalho – estão discutindo, juntamente com os membros do colegiado, a utilização do software livre como base para a aprendizagem do público que busca capacitação para o mercado de trabalho através da fundação. “Nossa idéia é que os alunos saiam com um CD contendo software livre para implantar nas empresas que venham a solicitar seus serviços profissionais”, explica o presidente da Fundat, Antônio Carlos Mota.

Segundo o secretário de Administração, José de Oliveira Júnior, a utilização do software livre e a disseminação do uso do Linux como sistema operacional alternativo para utilização nas pequenas e médias empresas permitirá a valorização dos profissionais da área e poderá facilitar o acesso ao mercado de trabalho. “Acredito que a inclusão do software livre nos cursos oferecidos pela Fundat, entre outros benefícios, pode trazer um maior desenvolvimento dos profissionais da informática em Aracaju”.

O software livre é aquele cuja licença de propriedade industrial ou intelectual impede restrições à sua cessão, distribuição, utilização ou alteração das suas características originais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.